sábado, 17 de junho de 2017

Festival de Parintins movimenta a região Norte

O evento, tradicional na região, costuma acontecer anualmente e reúne um grande público todos os dias. Para este ano, as datas escolhidas são 30 de junho, 1 e 2 de julho. A realização será no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, localizado na Av. Nações Unidas, s/n em Parintins-Amazonas.
A festa folclórica dos bois-bumbás, além de ser uma das comemorações mais aguardadas da região, é considerada uma das dez mais populares do Brasil. A cada ano, cerca de 100 mil pessoas se deslocam até a ilha para ver o espetáculo.
E não apenas o Bumbódromo se veste nas cores dos bois Garantido e Caprichoso. Ruas, bairros e prédios adotam pinturas e decoração com as cores vermelha para o boi Garantido e azul para o boi Caprichoso.
A primeira edição do Festival Folclórico de Parintins aconteceu em 1965, com a apresentação dos dois bois e 22 quadrilhas. Alguns anos depois, o evento cresceu, ganhou fama, foi transmitido nacionalmente e passou a ser considerado como atração turística.

A brincadeira tem como origem o conhecido Auto do Boi, onde um peão mata um boi querido por um rico fazendeiro para que sua esposa, gravida, possa comer a língua, já que está com desejo. Como o fazendeiro e sua filha, que tinha o boi como favorito ficam brabos, o peão pede ajuda de um pajé da tribo a fim de ressuscitar o animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.