sábado, 17 de junho de 2017

Pesquisa revela perfil do turista em SC

Repleta de belezas naturais e atrativos turísticos, a Costa Verde & Mar, no litoral catarinense, tem se consagrado como um importante destino brasileiro. O destaque é tanto que segundo a Pesquisa de Demanda Turística aplicada na temporada de Verão de 2017, quase 100% dos visitantes informaram que recomendariam e retornariam ao destino. Entre 1º de janeiro e 30 de abril foram aplicadas 1874 entrevistas presenciais nas cidades de Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Navegantes e Porto Belo. O erro amostral é de cinco pontos percentuais e o nível de confiança é de 95% e as entrevistas foram realizadas com pessoas haviam pernoitado nas cidades entrevistadas.
A procedência dos turistas que visitaram os municípios da região: 48,2%, vieram de outros Estados do Brasil (18 Unidades da Federação), seguido dos turistas catarinenses que somaram 38,4% e os estrangeiros (13,4%). Destes turistas de fora do país, 90,2% eram argentinos, 5,5% paraguaios e 2,2% uruguaios. Com relação ao tipo de hospedagem, constatou-se que 30,8% dos entrevistados ficaram na casa de parentes e amigos, 25,5% optaram pelo aluguel de casas e aptos, 19,8% estavam na sua segunda residência e 21,3% escolheram a hospedagem em pousadas e hotéis. O gasto médio diário dos turistas foi de R$ 266,25 e os entrevistados informaram que permaneceram na região por mais de nove noites (41,4%).
O perfil do turista é o seguinte: 44% possuem idade entre 31 e 50 anos, 62,2% são casados e 55,8% possuem grau de escolaridade de nível superior ou cursando. A renda familiar mensal informada por 35,1% é de 4 a 10 salários mínimos. Já com relação a ocupação, 31,5% informou ser assalariado, 17,6% empresário e 12,5% atua como funcionário público. Quase 80% dos entrevistados informaram que já estavam retornando ao destino e cerca de 100% disseram que tiveram a viagem motivada por férias ou lazer. A maioria (92%), ainda disse que estava visitando a Costa Verde & Mar com a família, companheiros ou amigos. “Os resultados demonstram que estamos recebendo mais turistas cujo nível de escolaridade tem aumentado, se compararmos com os resultados da pesquisa de 2016. Outro ponto interessante no perfil é o aumento progressivo das pessoas que chegam à região via aérea”, afirma a Presidente do Colegiado de Secretários de Turismo, Susan Corrêa.

A Pesquisa de Demanda Turística avaliou ainda quais as fontes e canais de informação que o turista utiliza na hora de planejar a viagem. Quase 85% informaram que foi através de parentes, eventos turísticos ou já conheciam a Costa Verde & Mar e 11% disseram que obtiveram dados via internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.