sábado, 17 de junho de 2017

Pesca da Tainha vira roteiro turístico em Bombinhas

Há mais de um século, entre os meses de maio e julho, imensos cardumes de tainhas se aproximam da costa catarinense. São peixes costeiros de águas tropicais e subtropicais que saem das águas frias do estado do Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro para desovar. Comunidades artesanais de Santa Catarina desenvolveram técnicas especiais para pescar e preparar este saboroso peixe.
A pesca da tainha é um dos maiores eventos culturais do litoral catarinense, sendo uma tradição indígena que se mantem até os dias de hoje graças às famílias de pescadores e moradores do lugar. A preparação inicia em abril, com o conserto de redes e canoas. A abertura do período acontece em maio e consiste de uma missa acompanhada de uma celebração. Os vigias se posicionam no alto dos morros desde antes do amanhecer observando o mar e a chegada dos cardumes, avisando aos pescadores nas praias quando é o momento certo para fazer o cerco nos peixes. Cada um tem uma função, é um trabalho em equipe e para a puxada das redes é necessária a colaboração de todos, pescadores, familiares amigos e visitantes dividindo o resultado entre todos os ajudantes.
Uma parte muito importante é a preparação da tainha nas cozinhas. Há deliciosas receitas tradicionais desenvolvidas pelas cozinheiras e cozinheiros da região, com técnicas e ingredientes que passam de geração em geração.
Este acontecimento na região de Bombinhas é tão importante que foi tombado como Patrimônio Cultural e atualmente é um atrativo turístico muito procurado pelo público.
Durante este período o clima na cidade é agradável, geralmente ensolarado durante o dia, permitindo aos turistas realizar atividades e visitar os atrativos que a cidade oferece.
Roteiro Turístico
O Safári de Praias é um tour pelas praias da península onde o principal foco é dar conhecimento aos turistas sobre a história e cultura das principais praias existentes nessa região que, nessa época, são as praias onde acontece a pesca da tainha. O guia que acompanha o passeio, além de descrever a pesca, faz paradas para que os visitantes possam apreciar e participar do evento, visitando os "ranchos" e interagindo com os moradores. As narrativas (conto de pescador) sobre tainhas de tamanhos e pesos acima do normal, fazem parte desta interação.
Um workshop para aprender a escolher, limpar e preparar a tainha, almoço com a tainha preparada pelo próprio participante e estadia com café da manhã. Tudo isso acompanhado de guias especializados no assunto que irão contar sobre a história, fatos, curiosidades e outros assuntos relacionados à pesca artesanal da tainha e ao próprio peixe.
O evento inovador nasceu pela admiração e gratidão por Bombinhas, Município com um berço cultural muito rico e ainda preservado. Onde o foco é que as tradições perpetuem, que sejam conhecimentos e práticas disseminados para próximas gerações, que não termine e que nunca passe.

Dividir, expandir e compartilhar dessa cultura e suas tradições para que mais e mais pessoas passam a perceber e sentir o valor imenso que isso tem. Que os visitantes possam se enriquecer com a experiência e que a cultura local receba cada vez mais o reconhecimento e valorização merecidos. O evento será a união de esforços de pessoas que tem esse objetivo genuíno em comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.