quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Desfile abre temporada em Balneário Camboriú

O verão chega sempre mais cedo em Balneário Camboriú. Apesar da agenda marcar o começo da estação no dia 21 de dezembro, pelo calendário turístico da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), a partir das 9h da manhã do sábado (12), a estação será recebida com muita festa, por meio de um desfile alusivo na Avenida Atlântica. Nela passarão entidades, equipamentos turísticos e forças de segurança, que irão mostrar um pouco do que oferecem na época em que a cidade tem maior movimento.
O Desfile da Abertura Oficial da Temporada tem garantidas as presenças dos maiores empreendimentos turísticos da cidade e da região, como o Parque Unipraias, o Beto Carrero World, o Cristo Luz e o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico).  Também estarão na avenida veículos representando as polícias Civil e Militar, além da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública (SGSIP) e Corpo de Bombeiros.  A lista dos participantes ainda traz entidades de classe como sindicatos e associações, comércios e secretarias municipais.

"Este ano teremos vários participantes, que também trabalham por uma temporada de sucesso em Balneário Camboriú. Estamos muito motivados, até porque em pesquisa realizada pelo jornal Estadão, de São Paulo, nosso destino está entre os dez mais procurados para o verão de personalidades brasileiras, na sétima posição ao lado de destinos como Punta Cana e Vietnã. Isso mostra que nossa Capital Catarinense do Turismo vem incrementando o turismo da melhor forma e de maneira correta", anuncia o secretário de Turismo Ademar Schneider.

Para a Rede Bourbon, 2015 foi um ano positivo

A rede Bourbon Hotéis & Resorts promoveu na tarde desta segunda-feira, dia 7, um almoço de confraternização com objetivo de comemorar os bons resultados do ano de 2015. Segundo Adriana Cardoso, diretora de Marketing, diante do cenário do país neste ano, os resultados da rede foram positivos. “Estamos fechando os números, mas eles já estão acima do resultado de 2014. Além disso, mantivemos nossos investimentos previstos e registramos um crescimento entre 5% e 8% no RevPar”, disse.
De acordo com a diretora, o lazer teve crescimentos nos resorts de Atibaia e Foz do Iguaçu, com aumento no volume das compras antecipadas. “Além disso, registramos uma maior procura de turistas da América do Sul no resort de Foz. Continuaremos apostando no segmento de lazer para o próximo ano”, antecipou.

 Para 2016 a ideia é manter os resultados. A meta é crescer 5% em ocupação e em diária média. Entre os projetos já estruturados estão a revitalização dos hotéis de São Paulo, Curitiba e Conmebol no Paraguai. O resort de Atibaia também ganhará nova estrutura como o bar molhado, já em construção e previsão de inauguração em janeiro. “Outra novidade é o lançamento oficial da nova marca de rede, a Rio Hotel by Bourbon, que inaugura no primeiro semestre em Curitiba”, comentou.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Henrique Alves pode deixar o Ministério do Turismo

A ala pró impeachment do PMDB, ligada ao vice-presidente Michel Temer, trabalha para convencer o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a deixar o governo, diz a reportagem da Folha de São Paulo. Segundo o diário, na avaliação dessa ala da legenda, a saída de Henrique Alves seria um movimento coerente com a ligação pessoal que o ministro e o vice-presidente têm há anos.
Essa articulação ganhou força após o anúncio da saída de Eliseu Padilha da Secretaria de Aviação Civil. Aliados do vice-presidente afirmam que as conversas com Henrique Alves devem acontecer ao longo do dia. O ministro não está em Brasília. Embarcou logo cedo para Natal.
Padilha protocolou nesta segunda-feira (7) a carta de demissão no Palácio do Planalto. De acordo com aliados do ministro da Aviação Civil, o motivo oficial para a demissão foi uma nomeação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Padilha queria indicar um aliado mas, depois de fazê-lo, viu a Casa Civil revogar a nomeação após reclamações. Padilha é o primeiro aliado de Temer a deixar o governo após a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Eleição da ABAV Nacional tem chapa única

Encerrado às 18h de sexta-feira (4) o prazo legal para a entrega protocolada de chapas concorrentes para a eleição de sua nova diretoria para o biênio 2015/2017, a ABAV Nacional registra a inscrição da chapa única "Valorização", liderada por Edmar Bull, atual vice-presidente Administrativo da entidade.
A comissão eleitoral tem prazo de dois dias para formalizar a validação. Confira a chapa completa que, aprovada, deve ser eleita por aclamação no próximo dia 12 de dezembro.
CHAPA VALORIZAÇÃO
Presidente: Edmar Augusto Bull  - Copastur  (SP) 
Vice-Presidente Administrativo: Francisco Leme - Jet Stream (SP) 
Vice-Presidente Financeiro: Ronaldo Waltrick – Maiorca (SP)
Vice-Presidente de Relações Internacionais: Guilherme Paulus - CVC Turismo (SP)
Vice-Presidente de Capacitação e Certificação: Antonio Azevedo – Eventtour (PR)
Vice-Presidente de Marketing e Eventos: Fernando Dias - Master Turismo  (MG)
Vice-Presidente de Turismo Especializado: Ney Gonçalves - Impacto Tour  (MS)
Vice-Presidente de Relações Institucionais: Pedro Galvão - Atlas Turismo  (BA)
Diretora para Assuntos Jurídicos:  Rose Larrat - Boeing Turismo  (PA)
Diretor de Tecnologia e Integração: Luís Vabo – Solid  (RJ)
Conselho Fiscal (Titulares)
Marcelo Matera - ABC Turismo  (Taubaté/SP)
Afrânio Lages - Aero Turismo  (AL)
Helvécio Garofalo - Confiança Turismo  (MT)
Conselho Fiscal (Suplentes) 
André Krammel  - Allestur  (SC)
Geraldo Zaidan - GR Tur  (PR)
Conselho de Ética, Conciliação e Arbitragem (Titulares)
George Irmes - Irmes Tour   (RJ)
Antonio da Mata - Bl Union Travel  (MG)
Rita Vasconcelos - RC Tour  (RS)
Conselho de Ética, Conciliação e Arbitragem (Suplentes)
Paulo Tadros - Equatorial Passagens e Turismo  (AM)

Lamarck Rolim - Zeus Turismo  (DF)

Maravilhas gastronômicas do Estado do Rio

Concorrentes das regiões Sul Fluminense e Costa Verde venceram em quatro categorias na terceira edição do projeto Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro. Os ganhadores foram revelados na noite de quinta-feira, dia 3, em evento realizado no Palácio Guanabara, sede do Governo fluminense. Apresentadoras da cerimônia de premiação, a atriz Juliana Martins e a chef Flávia Quaresma anunciaram os 12 tesouros culinários mais votados, em cada categoria, entre centenas de participantes distribuídos em 50 municípios.
Da região da Costa Verde, a Coqueiro Ouro, de Paraty, venceu na categoria “ Cachaças ”, e as Vieiras, de Angra dos Reis, na categoria “ Da Água ”. Já os vencedores do Sul Fluminense foram o queijo de ovelha curado tipo amanteigado do sítio Solidão, de Miguel Pereira, e o patê de fígado de aves da Green Man Farm, de Paraíba do Sul, que venceram nas categorias “ Queijos ” e “ Pastas e Patês ”, respectivamente.
Os demais vencedores foram: Cafés – Tassinari Cafés Reserva Especial (São José do Vale do Rio Preto), Cervejas – Ranz Capineira (Lumiar – Nova Friburgo), Conservas – Mini berinjelas recheadas com nozes da Arte em Conservas (Vale das Videiras - Petrópolis), Doces e Compotas – Geleia de morango da Doçuras da Suely (Nova Friburgo), Embutidos – Linguiça de lombinho da Defumados Friburgo (Nova Friburgo), Laticínios – Iogurte de leite de búfala do laticínios do Rancho Lo Buono (Secretário - Petrópolis), Mel – Mel silvestre do Apiário Amigos da Terra (Nova Friburgo), e Da Terra – Banana agroecologica (Vargem Grande). Ao todo, os finalistas receberam cerca de 40 mil votos populares, que tiveram peso 3 na disputa, além dos votos dos consultores do projeto, que contaram com peso 7.

Também foram conhecidos os vencedores dos prêmios especiais escolhidos pela equipe de consultores e comissão organizadora do prêmio. Participaram desta disputa personalidades e instituições de diferentes segmentos, que atuam com o fortalecimento, divulgação e valorização da gastronomia fluminense. O vencedor do prêmio Instituição foi o Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal, formado por trinta famílias de Petrópolis e dos municípios do entorno, que foi pioneiro em produção orgânica no Estado e comercializa mais de 120 variedades de alimentos de modo sustentável. Já o prêmio Personalidade foi para Teresa Corção, chef e presidente do Instituto Maniva, que busca aproximar consumidores e produtores, articulando uma rede de cozinheiros e profissionais ligados à gastronomia.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

28º CIHAT foi realizado com sucesso em São Paulo

No novíssimo Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, em suas belíssimas salas, foi realizado no mês de novembro o 28º CIHAT (Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo) e a FISTUR 2015 (Feira Internacional de Hotelaria, Gastronomia e Sustentabilidade no Turismo). Depois de muitos anos, o CIHAT apresentou um novo conceito, atuando como o mais inovador congresso do segmento turístico do país.

Em três dias, o congresso ofereceu mais de 100 horas de conhecimento, com palestras e debates com formadores de opinião dos mais variados veículos e segmentos, sobre vários temas, incluindo mobilidade urbana, cidades criativas, turismo de negócios, hostels no Brasil e no mundo, dentre outros. Também foram firmados compromissos sérios e importantes para a CNTur, como a nomeação de Pablo Madeira como diretor da CNTur de Parques aquáticos e temáticos. Sucesso absoluto entre o grande público presente, tanto no congresso quanto na feira, o 28º CIHAT encerrou com o fechamento direto de grandes negócios no trade turístico e gastronômico.

12º Encontro da Hotelaria e da Gastronomia Mineira

Mais de 800 pessoas participaram das atividades do 12º Encontro da Hotelaria e da Gastronomia Mineira e II Fórum de Turismo do Norte de Minas, realizados em Montes Claros, nos dias 26 e 27 de novembro.
Pela primeira vez o evento foi realizado no Norte de Minas, e teve o objetivo de levar conhecimento ao público da região, através de palestras, cursos, consultoria técnica e exposição de produtos e equipamentos. As novidades desta edição foram os “cases” apresentados, sobre hotelaria, gastronomia e turismo, com palestras e intercâmbio entre hoteleiros, donos e gerentes de restaurantes, chefs de cozinha e empresas ligadas ao setor hoteleiro e de alimentos. O Sabor Empresarial – Gastronomia Mineira reuniu os chefs dos principais restaurantes de comida mineira da capital mineira, onde mostram em suas palestras os segredos de fazerem da arte de cozinhas e administrar os restaurantes.

Tradição e Inovação levaram a Montes Claros, profissionais renomados da hotelaria estadual para mostrar e contar aos presentes as dicas de sucesso. O evento, realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Comtur de Montes Claros, reuniu todos os segmentos turísticos do Norte de Minas, entre eles, os circuitos turísticos, secretários municipais de turismo, gestores, resultando em um grande intercâmbio de experiências hoteleiras, comerciais, culinárias e administração comercial.

Festival Caribenho no Thermas Piratuba Hotel

A fusão de temperos, cores e aromas da cozinha caribenha é destaque entre os Festivais Gastronômicos que o Thermas Piratuba Park Hotel realiza no mês de dezembro. No final de semana que antecede o Natal, entre os dias 18 e 20 de dezembro, os hóspedes poderão se deliciar com pratos especialmente criados para o 3º Festival Caribenho, pelo hef Rodrigo Schardong.
Atraído pelos temperos e ingredientes caribenhos, Schardong fez um apanhado da cultura mexicana, cubana e colombiana para criar o cardápio, que terá um toque de brasilidade para surpreender os convidados. O cardápio do 3º Festival Caribenho do Thermas Piratuba Park Hotel será servido no jantar de sábado (dia 19), seguido de um Baile Tropical com música ao vivo. O evento é aberto as hóspedes e também ao público externo, mediante reserva. Pratos como Spaghetti a Bucareina, Empanadas, Carne ao molho Jamaicano, Flan de coco com ameixa, Espetinho de frango e Arroz de coco com manga integram o cardápio.
Para os hóspedes, a programação gastronômica começa na sexta-feira (dia 18), com o jantar "Uma viagem à Itália", com pratos e repertório musical italianos. No sábado (dia 19), o restaurante do Hotel serve um "Almoço à Brasiliana" e, no domingo (dia 20), os hóspedes podem se deliciar no almoço com o "Churrasco do Thermas" ou "Paella Valenciana".

Novo letreiro conquista turistas em Porto de Galinhas

A recente instalação de um letreiro turístico em Porto de Galinhas está conquistando os visitantes do balneário. Além de maravilharem-se com as belezas naturais, os visitantes não deixam de fazer um registro fotográfico ao lado dessa autêntica obra de arte localizada na Praça das Esculturas, em frente à praia. A curiosidade e o enorme assédio pela novidade contagiaram as redes sociais!
Na semana após a instalação, milhares de visitantes expressaram o encantamento por meio da internet. O perfil oficial de Porto de Galinhas, no Instagram, demonstrou esse impacto positivo, por exemplo. Depois de postarem a foto do letreiro, mais de 1.300 pessoas curtiram a imagem, outras centenas comentaram sobre a novidade. No Facebook, somente a postagem da imagem gerou mais de 500 curtidas, 32 compartilhamentos e dezenas de comentários. Ao todo, mais de 21 mil pessoas foram alcançadas com a divulgação da foto em apenas dois dias.
Esta é uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Ipojuca, com o objetivo de conferir uma “cara” nova à marca, que passará a estampar todo o material promocional do destino. A nova obra de arte também vai ao encontro da proposta do Plano de Marketing Turístico do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (Porto de Galinhas CVB). Para os próximos cinco anos, a entidade prevê a realização de uma campanha integrada para realçar a imagem do destino por meio de experiências.
“Ficamos surpresos com a repercussão positiva do letreiro. Com certeza, este será mais um cartão de visita da região e um bem valoroso para consolidar o destino entre os top of mind no imaginário dos viajantes brasileiros e do Exterior”, avalia Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas CVB.

A estrutura – com o nome da praia em cores vermelho, amarelo, verde e azul – tem três metros de altura por cinco de comprimento, pesando aproximadamente 1,5 toneladas. Trata-se de peças de compensado MDF naval, epóxi, revestidas por fibra de vidro com cobertura de substrato naval de baixa absorção de calor, para resistir às intempéries do clima. O acabamento foi feito com pintura automotiva. À noite, o atrativo ganha iluminação especial, direcionada na base das letras em spot de LED.

Clima de Natal atrai turistas à Serra Gaúcha

O clima de Natal já invadiu a Serra Gaúcha. As programações do Natal Luz de Gramado e do Sonho de Natal de Canela já estão em andamento e têm atraído milhares de turistas para os espetáculos e apresentações. Mas além dos eventos natalinos, a região conta com diversos atrativos para todos os gostos que não podem ficar de fora do roteiro.
Para facilitar o deslocamento em Gramado e Canela, a Serra Gaúcha conta com um transporte diferenciado. Com ônibus panorâmicos e double-decks, o BusTour possui no roteiro mais de 30 atrativos com uma vista diferenciada e funciona de quinta à terça das 8h15 às 19h. O transporte coletivo turístico conta com o sistema hop on/hop off que permite o embarque e desembarque ilimitados durante o todo trajeto, proporcionando ao passageiro a liberdade para visitar as atrações por quanto tempo desejar. Durante a temporada de Natal, de quinta a domingo, o Illumination BusTour percorre a região central das duas cidades durante a noite para os passageiros apreciarem as luzes e decorações natalinas.
Um dos pontos de parada do BusTour é o Alpen Park, em Canela. O tradicional complexo de entretenimento da Serra é a opção ideal para quem busca diversão em um belo cenário. O trenó com trajeto de 900 metros de descida cercada para mata nativa da região é um dos destaques do empreendimento. Outras atrações que possibilitam o contato com a natureza são o rapel, muro de escalada, bungee trampolim, arvorismo e tirolesas. Além disso, o empreendimento conta com a Alpen Blizzard, a maior montanha russa de aço do Rio Grande do Sul. Com estrutura semelhante a um playground, o Alpen Kids conta com obstáculos, escorregadores, túneis e diferentes passagens para crianças, que ainda não tem idade ou altura para curtir os outros brinquedos do parque.

A Cascata do Caracol, uma das belezas naturais mais visitadas do Rio Grande do Sul, pode ser vista de um ângulo privilegiado no Bondinhos Aéreos Parques da Serra, em Canela, que também é ponto de parada do BusTour. Os doze bondinhos fazem percurso de ida e volta, totalizando 840 metros, com uma vista diferenciada da Cascata do Caracol, um dos pontos turísticos mais reconhecidos do Brasil. O parque ainda conta com o espaço Esculturas que Falam, com 85 peças talhadas em madeira que reproduzem a aparência de diversos animais e emitem o som feito por cada um, ambientado um cenário de floresta, com esculturas de árvores e plantas nativas.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Candidatos ao Prêmio Panorama do Turismo

Em reunião realizada na última segunda-feira na Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR, em Curitiba, foram identificados os nomes dos candidatos ao Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2015. Agora, os indicados precisarão conquistar a preferência dos internautas através de votação no site www.panoramadoturismo.com.br, a partir do dia 10 de dezembro.
Os profissionais elencados nessa primeira etapa do prêmio foram extraídos de consulta com participação das seguintes instituições: Abrasel-PR, Abav-PR, Abrajet-PR, ABIH-PR, Abeoc-PR, ABGTUR-PR, Paraná Turismo, Federação dos Hostels do Paraná, Federação dos Convention & Visitors Bureaux do Paraná, Sindetur-PR, Sindetur-Foz do Iguaçu, instâncias regionais Rotas do Pinhão, Campos Gerais, Campo Mourão e Retur-Maringá.
Todo o processo de escolha dos melhores do turismo paranaense está sob a responsabilidade de uma qualificada comissão julgadora, da qual parte Orlando Kubo, presidente da ABIH-PR; Cibele Carvalho, presidente da Abeoc-PR; Licério Santos, presidente do COMTUR-Foz do Iguaçu; Vânia Climinácio, da Paraná Turismo; jornalistas Marian Guimarães e Edson Luiz Militão; Rosa Maria Corbari Maccali, diretora da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR; e Júlio Cézar Rodrigues, diretor executivo do Instituto Panorama do Turismo.
O prêmio, traduzido em uma exclusiva escultura do renomado artista Luiz Gagliastri, é uma realização conjunta do Instituto Panorama do Turismo e da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR.
Os indicados

Por categoria e em ordem alfabética, os indicados ao prêmio são: Meio de Hospedagem, Alceu Vezzozo Filho, Fernanda Assis, Karin Stank, Márcia Coelho, Wellington Estruquel; Estabelecimento Gastronômico, Délio Canabrava, Gabriela Carvalho, João Jacob Mehl, Jorge Tonato, Manu Buffara; Agência de Receptivo, Adonai Arruda Filho, Ivete Fagundes, Jorge Eduardo dos Santos, Marcelo Valente, Onésimo de Anunciação; Agência de Emissivo, Ademilde Moraes, Adonai Arruda Filho, Eraldo Palmerini, Larissa Remonato, Nelson Pires Moraes Jr.; Operadora | Consolidadora, Adonai Arruda Filho, Arnaldo Levandowski, Aroldo Schultz, Eraldo Palmerini, Pedro Kempe; Instituição de Formação e Pesquisa, Carolina Parolin, Deise Bezerra, José Manoel Gândara, Raquel Panke, Vitor Monastier; Empresa de Eventos, Carlos Jung, Gislaine Queiroz, Júlio Urban, Sérgio Takao Sato, Susan Klein; Espaço de Eventos, Jilcy Mara Rink, João Jacob Mehl, Jorge Martins, Júlio Cesar Hesel, Marcelo Bueno Franco; Companhia Aérea Nacional, Arnaldo Valenhes Jr., Cláudio Isolani, Fabiola Santos, Jonas Maciel, Rodrigo Viana; Companhia Aérea Internacional, Antônio Américo, Arnaldo Valenhes Jr., Cláudio Isolani, Rosângela Cruz, Walter Lanzer; Transportadora Turística Terrestre, Adonai Arruda Filho, Cênia Weiss, Ênio Murilo Dal Negro, Luiz Benhur Loures, Teófilo Boiko; Guia de Turismo, Ivete Fagundes, Luci Jacomel Kowalzuk, Maeli Fanini, Nanci Abreu, Sidney dos Reis; Ente Turístico, Aldo Cesar Carvalho, João Jacob Mehl, Manoel Jacó Gimennes, Patrícia Albanez, Tatiana Turra; Associativismo Regional, Adriane Vortolin, Ana Vargas, Jilcy Mara Rink, João Jacob Mehl, Nelson Pires Moraes Jr.; Divulgação, Antonio Claret de Rezende, Jean Féder, Júlio Zaruch, Marina Cotovicz, Rhammon Cottar; Turismo Cultural, Dick Carlos de Geus, Leandro Knopfholz, Rogério Flor, Rogério Mendes, Rui Hara; Top Tur, Aldo Cesar Carvalho, Deise Bezerra, João Jacob Mehl, Manoel Jacó Gimennes, Paulo Angeli.

Escalas de cruzeiros crescem 180% em Porto Belo

O MSC Lirica abriu a temporada de cruzeiros 2015/2016 de Porto Belo no último domingo, 29. O transatlântico vindo do Rio de Janeiro chegou ao município por volta das 8h trazendo 2.199 passageiros e outros 700 tripulantes. A vinda do navio de luxo marca a retomada do crescimento do mercado em Porto Belo, contrariando até mesmo a tendência nacional que teve queda de 7,9%. A expectativa é que as 28 escalas previstas com aproximadamente 60 mil turistas e 19.900 tripulantes injetem R$ 12 milhões na economia de Porto Belo e da região.
Os cruzeiros movimentam diversos setores em Porto Belo. Desde artesãos a pescadores, que realizam passeios pela baia ou até a Ilha João da Cunha. Um relatório de cruzeiros marítimos, desenvolvido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Abremar (Associação Brasileira das Empresas Marítimas) aponta que cada passageiro gasta em média R$ 200 em cada parada.  “Serão aproximadamente R$ 12 milhões circulando na economia de Porto Belo e região”, lembrou o prefeito Evaldo Guerreiro.

Em relação a temporada passada, o número de escalas teve um crescimento de 180%, passando de 10 para 28 navios. O prefeito Evaldo Guerreiro destaca que a melhora significativa é reconhecimento das companhias pelo empenho da Fundação de Turismo para obter o alfandegamento do primeiro Porto turístico do Brasil. “Temos trabalhado intensamente para regularizar nosso porto. Tivemos muita dificuldade por ser uma legislação nova. Para esse ano, já conseguimos que a Receita Federal e os outros órgãos deferissem o alfandegamento provisório”, explicou.

Árvore de Natal gigante de chocolate em Gramado

A união de duas tradições da Serra Gaúcha é a nova atração para os turistas: uma árvore de Natal com 3,5 metros de altura e feita inteiramente de chocolate. A peça já pode ser conferida no Mundo de Chocolate, parque temático de Gramado (RS) que conta com mais de 200 esculturas de chocolate que reproduzem atrativos emblemáticos de todos os continentes. A Árvore de Natal demandou 65 horas de produção e possui uma tonelada de chocolate meio amargo, três mil lâminas que representam as folhas e mais de 500 bolinhas.
Outras peças que remetem a temas natalinos também foram elaboradas pelos chefs especialistas em chocolate e estão em destaque no parque. São bolas de natal, bonecos de neve e outras, compostas de chocolate meio amargo na confecção.

Durante a visita, é possível apreciar ainda mais de 200 objetos desenvolvidos em chocolate, distribuídas em três mil metros quadrados do empreendimento. Entre os destaques está a dimensão das peças de chocolate e os cuidados na fabricação e conservação. Algumas esculturas chegam a quatro metros de altura e outras pesam até cinco toneladas. “Contamos com uma equipe de escultores especializada e com ampla experiência no manuseio da iguaria. Para que as peças sejam conservadas, o parque estará sempre na temperatura de 18ºC”, destaca o diretor do parque, Guilherme Luz.

Blumenau Gastronômico ganha nova assinatura

A gastronomia blumenauense estará em alta no mês de janeiro. Após seis edições, o Festival Gastronômico de Blumenau passa a se chamar Roteiro Blumenau Gastronômico. A mudança vem ao encontro da proposta do evento, onde cada estabelecimento, entre restaurantes, confeitarias e bares, cria um prato exclusivo para servir apenas durante o período. “Os melhores estabelecimentos de Blumenau estarão participando do roteiro, sendo uma ótima opção tanto para quem passa as férias na cidade quanto para quem vem de fora. Afinal, a culinária blumenauense é uma das nossas marcas mais fortes”, comenta o diretor da Sol Feiras e Eventos, Develon da Rocha.

Além da nova assinatura, a 7ª edição do roteiro traz mais uma novidade: os pratos custarão a partir de R$ 9,90. Uma parceria com o Sebrae também fortalece o evento e a gastronomia local. Até o momento, já estão confirmados 16 estabelecimentos que são participantes do Programa de Fortalecimento de Bares e Restaurantes da entidade. “A participação no Roteiro Gastronômico é uma forma de valorizar o trabalho de cada estabelecimento, é um incentivo para que o blumenauense vá comer fora, que prestigie os restaurantes da cidade”, avalia o analista do Sebrae, Aloisio Salomon.  O Roteiro Blumenau Gastronômico será realizado entre os dias 6 e 31 de janeiro.

77ª Festa das Flores comemora sucesso de público

A deslumbrante exposição, a beleza das flores, os cenários, os elementos de interação e a diversidade de atrativos, garantiram à 77ª Festa das Flores de Joinville sucesso de público e bom retorno aos expositores.
Durante os seis dias do evento, realizado entre 17 e 22 de novembro, 95 mil pessoas visitaram os pavilhões do Complexo Expoville, número 15% superior ao registrado no ano passado.
Além do público de Joinville, que prestigou maciçamente a festa, também foi registrada a presença de visitantes vindos de todas as regiões de Santa Catarina, e de outros Estados como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Amazonas,  e, ainda, excursões vindas da Argentina e Paraguai.
Para o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, o público crescente da Festa das Flores é resultado de um trabalho conjunto, que inclui ações implementadas desde o início do ano, tanto em âmbito local como, também, em outras regiões do país.
“Atingimos nossa expectativa de público com a 77ª  Festa das Flores e isso comprova que estamos no caminho certo. Um evento de alta qualidade, como é a nossa festa, torna-se um valioso produto turístico que, a cada ano, atrai novos visitantes e fideliza o público que visita o local”, afirma Esbiteskoski.
Para garantir a atenção do público, a cada edição a Festa das Flores busca novidades. Neste ano, o túnel dos dinossauros, a reprodução de jardins históricos, o hall Juarez Machado – artista plástico joinvilense homenageado como patrono do evento – com a presença do livro gigante “Colorir Joinville”, bem como o Food Truck, foram unanimidade entre adultos e crianças.
O êxito obtido no foco profissional e de negócios da 77ª Festa das Flores, foi comemorado, também, pelo presidente da AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, Renato Franz.

“O resultado da festa é positivo em todos os seus aspectos. Ampliamos o número de atrações direcionadas à geração de negócios. Destaco o fortalecimento das relações comerciais e econômicas, pois todos os expositores saíram satisfeitos e, muitos deles, já confirmados para a edição de 2016”, declarou Franz.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

FIT Pantanal será realizada em abril em Cuiabá

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal, que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril de 2016 em Cuiabá, já vem sendo divulgada no Brasil e em âmbito internacional. Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou em Londres, da World Travel Market London 2015, o maior evento do setor de viagens do mundo, e da Feira de Turismo de Gramado, que é um instrumento eficaz de vendas.
A Feira Internacional de Turismo do Pantanal vem com o propósito de realizar negócios com a venda de pacotes e destinos turísticos. A organização esperar reunir cerca de 200 operadores de turismo. Entre os objetivos também estão o de inserir Mato Grosso no calendário internacional de turismo de negócios, projetar novos roteiros no Estado, fomentar operadores nacionais e internacionais, principalmente da América do Sul e consolidar a feira como espaço comercial de produtos e serviços turísticos da região central do Brasil e da América do Sul. 
Além disso, visa ainda valorizar a gastronomia e a cultura local e os micro e pequenos empresários dos destinos turísticos, por meio da realização de rodadas de negócios e disseminar os casos de sucesso e as boas práticas em turismo. A FIT Pntanal também contará com espaços para discussões, palestras, seminários, exposições, apresentações culturais, praça de alimentação, turismo de experiência e o turismo de negócios.

Na foto, o diretor da revista “Viagens & Eventos”, jornalista Valmir Grein, que se reuniu em Cuiabá com a Superintendente de Políticas de Turismo da Secretaria de Turismo do Estado de Mato Grosso, Cynthia Cândida Corrêa, para tratar da divulgação do evento a nível nacional.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ABIH-SC é homenageada na ALESC pelos 50 anos

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina realizou sessão especial em homenagem aos cinquentenário da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, na noite dessa terça-feira (17). O ato solene realizado no Plenário Deputado Osni Régis foi prestigiado por ex-presidentes, associados, trade turístico, imprensa e colaborares da entidade.
Presidida pelo deputado Leonel Pavan, proponente da homenagem, a sessão iniciou com um vídeo institucional, que contou em poucos minutos a trajetória e atuação da ABIH-SC nesses 50 anos. Para o deputado, não há como falar da evolução do turismo catarinense sem ligar ao trabalho da ABIH-SC. “A entidade iniciou na década de 60, quando o turismo ainda era embrionário na nossa economia. Hoje, esse setor representa 13% do PIB catarinense, e com certeza o resultado é fruto do trabalho dessas pessoas que estão sendo homenageadas”, destacou.
O diretor-presidente da entidade, Samuel Koch, agradeceu a iniciativa da Assembleia Legislativa, enfatizando que hoje a ABIH Santa Catarina é uma das mais atuantes no cenário nacional e elencando algumas ações realizadas por cada um dos ex-presidentes. “O reconhecimento à entidade é sinônimo de que todo esse trabalho realmente vale à pena, é valorizado e reconhecido. Cada homenagem entregue aqui hoje é merecida, pois são pessoas que dedicaram a vida ao desenvolvimento do turismo”, ressaltou.
O ex-presidente da entidade Luiz Carlos Nunes, único catarinense a assumir o cargo de presidente da ABIH Nacional, fez uso da palavra em nome de todos os homenageados. “A ABIH-SC escreveu, e continua escrevendo, uma história de valiosa contribuição para o progresso e desenvolvimento econômico de todas as regiões turísticas do Estado. Obrigado deputado Leonel Pavan por esta grande oportunidade de mostrar ao nosso Estado a contribuição da ABIH-SC para o progresso do turismo catarinense. Obrigado Samuel e toda diretoria da entidade pelo reconhecimento a cada um de nós homenageados desta noite. Obrigado a todos os presentes por estarem aqui e dividirem com a gente este grande momento”, realçou o empresário que até hoje continua fazendo parte da entidade como membro do Conselho Deliberativo.

Região Sul terá voos inéditos da temporada

A Azul terá voos inéditos no Sul do país entre dezembro e fevereiro, período de alta temporada. A companhia ofertará ligações semanais sem escalas de Florianópolis para Passo Fundo, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, além de São Paulo (Guarulhos). Ainda, a empresa criará voos diretos de Foz do Iguaçu para Londrina e Maringá.

“Nosso amplo estudo da malha aérea para o verão permitirá à Azul ajustes de malha para oferecer as melhores opções de voos aos Clientes que buscam aproveitar a alta temporada em qualquer região do país. Teremos rotas temporárias sazonais para a companhia, o que garantirá ainda mais comodidade a quem embarca em nossas aeronaves. 

Além disso, estimularemos o turismo em regiões que dependem bastante deste setor para movimentar a economia”, afirma Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.

ABAV-SP destaca valorização do agente de viagens

O 60º Fórum Executivo da Abav-SP, realizado na última terça-feira (18), na sede da ABAV Nacional, no Centro de São Paulo, apresentou as diretrizes da nova Diretoria da entidade para o biênio 2015/2017 e destacou a valorização dos agentes de viagens como principal meta da gestão. “Nos reunimos para, antes de qualquer coisa, ouvirmos o que pensa o agente de viagens. Queremos nos valer da experiência de quem vive o dia a dia da profissão e de quem já passou pela entidade ao longo de sua história para contribuirmos com a valorização do profissional, pois antes de mais nada somos agentes de viagens”, afirma Marcos Balsamão, presidente.
Entre os objetivos da associação está a disponibilização de informações e meios para fomentar a qualificação constante, instrumentalizando as agências de viagens associadas para serem referências e fontes não só de consulta, mas de fornecimento de serviços de viagens a todos os clientes. “Nós vamos fortalecer a marca da Abav-SP como referência de conhecimento, capacitação e constante atualização profissional”, analisa Balsamão, que revela que o maior desafio de sua gestão é fomentar no cliente o hábito de consultar um agente de viagens associado antes de realizar sua próxima viagem.
Entre as metas traçadas para o próximo período, está a mobilização da Diretoria para obter mais associados. Atualmente, a entidade conta com pouco mais de 540 associados de cerca de 3,2 mil agências de viagens que atuam no estado de São Paulo. “Não queremos ter mais associados para obter o valor da mensalidade, mas pretendemos que ele se beneficie do fato de pertencer à entidade. Por isso, queremos ouvir o que ele deseja da Abav-SP e como ele pode ser representado”, explica o novo presidente, que irá priorizar suas ações junto aos pequenos e médios agentes de viagens. “Precisamos pensar que os grandes empresários, que hoje são a referência do setor, um dia foram pequenos. Quem entra hoje para empreender um negócio no setor precisa acreditar que este trará resultados positivos e que ele (empresário) conseguirá crescer e se fortalecer”, analisa.
Outras ações incluem a realização de mais ações coordenadas, como visitas pessoais às agências de viagens, integração do sistema Abav, capacitação por meio de EAD (Ensino à Distância), um novo portal da entidade com foco nas informações, ações em mídias sociais e a intensificação dos cursos do ICCABAV. “Testaremos nos dias 14 e 15 de dezembro uma nova plataforma de ensino à distância, com uma estrutura de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que tem tudo para dar certo”, comenta Balsamão.

Além disso, a entidade avalia reformatar algumas parcerias, como o seguro de responsabilidade civil e profissional, que foi iniciado em 2008, mas ainda possui baixa adesão dos associados. Os quatro comitês que tratam de temas específicos (Tecnologia, Fornecedores, Vendas nos Diferentes Segmentos e Capacitação) também serão mantidos e fortalecidos.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Festuris fecha com R$ 212 milhões em negócios

Terminou no último final de semana o Festival de Turismo de Gramado, um dos maiores eventos do trade turístico brasileiro. Os números finais do evento foram divulgados por Eduardo Zorzanello, coordenador do Festuris. "Os números comprovam os bons resultados que atingiram a expectativa tanto dos organizadores como expositores". Já Marcus Rossi, que esteve no evento somente hoje já que estava a trabalho em Dublin, e que também coordena o Festuris, anunciou que já está implantado o novo site com maiores informações. A feira cresceu 3% e atingiu os 14 mil visitantes previstos. Os números do volume de negócios foram baseados numa consultoria contratada. Já Marta Rossi, idealizadora e coordenadora do Festuris, considerou os números bastante positivos e lembrou que o evento atingiu os resultados esperados mesmo num ano de crises.
Diferente dos anos anteriores, o Festuris convidou um grupo de pesquisa ligado a Universidade Fluminense para avaliar o desempenho numérico do evento. Segundo Osires Marques, da Universidade Federal Fluminense, foi feito um levantamento do volume de negócios e o impacto econômico da feira na região da Serra Gaúcha e adjacências. “São números expressivos”, disse, deixando para Eduardo Zorzanello a apresentação.
Segundo Eduardo Zorzanello, um dos organizadores do evento, mesmo com um ano difícil e uma crise moral instituída, a feria apresentou 3% de crescimento físico. “Como vocês podem ter percebido, tivemos um aumento no segundo pavilhão e alcançamos o número de público estimado, que era de 14 mil”, adiantou.
Ainda segundo Zorzanello, segundo a pesquisa, há uma expectativa de que os negócios gerados atinjam a cifra de R$ 212 milhões nos próximos 12 meses. “O impacto no município e na região também foi calculado e chega a R$ 14 milhões”, disse.
Segundo o diretor, a pesquisa aponta também que 36% dos visitantes estão vindo pela primeira vez ao Festuris, além de que 78% deles têm poder de decisão.

Ainda no balanço do festival, a secretária de turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, lembrou que a cidade em 2014 recebeu cerca de 6.5 milhões de turistas. E que grande parte desse público vem em função do trabalho da imprensa. “A imprensa é responsável em levar o nome e os atrativos de Gramado para o Brasil e para o mundo e, somado a ela, o Festuris também tem seu papel. Hoje, 10% dos nossos turistas são internacionais”, quantificou.

ABIH-SC lança livro comemorativo aos 50 anos

O lançamento do livro comemorativo aos 50 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, realizado na sede da entidade na última quarta-feira, 11, reuniu diversos associados, parceiros, conselheiros, trade turístico e imprensa. Um momento cheio de emoção, que marcou também o Dia do Hoteleiro, comemorado no último dia 9 de novembro.
“Esse é um momento que me deixa muito emocionado, pois estar à frente de uma entidade quando ela completa 50 anos é uma grande responsabilidade. Quando assumi a presidência, em 2013, juntamente com a atual diretoria, percebi os desafios que estavam pela frente. Mas nós escrevemos a nossa história, assim como cada um dos ex-presidentes que deixaram o seu legado e hoje nós podemos conhecer em detalhes essa trajetória cheia de conquistas e realizações com essa bela obra que está sendo lançada”, exclamou Samuel Koch, diretor-presidente da ABIH-SC.
A coordenadora do projeto, Vania Monteiro, apresentou o livro, enfatizando que cada um que fez e faz parte da ABIH-SC deve se sentir muito orgulhoso, pois o turismo catarinense tornou-se o que é hoje devido ao árduo trabalho dessas pessoas. “Hoje eu posso dizer que conheço a fundo a história da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. Conheço o que deu certo e também aquilo que pode ser melhorado do primeiro até o atual presidente. Pois nesse livro nós contamos fatos que nem mesmo eles se lembravam, que constavam em ata, em jornais da época, coletamos depoimentos e reunimos um banco de imagens digno de ser publicado em uma obra como essa. E assim surgiu o livro “ABIH-SC: Meio século impulsionando o turismo e o comércio de Santa Catarina”, explicou Vania Monteiro.
Além do livro impresso, a ABIH-SC lança também a versão digital, que servirá como um verdadeiro guia de bolso para quem pretende visitar nosso Estado ou como ferramenta para pesquisa e comercialização. “Nós percebemos que um livro com 60 páginas era muito pouco para contar 50 anos de história, por isso desenvolvemos também o livro online, com um conteúdo interativo, vídeos dos ex-presidentes, um robusto banco de imagens, além dos contatos de cada meio de hospedagem associado à entidade em todas as regiões turísticas”, complementou Vania.
A ocasião contou também com uma palestra de Lara Perdigão sobre a influência que os parâmetros sociais, culturais e ambientais têm na atividade hoteleira e como torná-los a favor do empreendimento; e ainda um bate-papo com os consultores da empresa Bematech, um dos patrocinadores do evento. Eles apresentaram uma solução de distribuição de marketing digital para hotéis, com o objetivo de garantir maior controle sobre as vendas diretas, diminuindo a dependência dos intermediários de reservas.A manhã encerrou com um delicioso brunch oferecido pelo parceiro Baía Norte Food Service, mas antes, o diretor-presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, entregou um livro ao presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina – FHORESC, Estanislau Emilio Bresolin, representando todos os presentes, que também receberam um exemplar.


Disney realiza grandes investimentos no Brasil

Mesmo em um ano de tanta instabilidade cambial do dólar, a Disney registrou um aumento no número de visitantes brasileiros. A informação é de Ramiro Vazque, diretor de Marketing e Vendas para América Latina da Disney Destinations. De acordo com o diretor, os últimos quatro anos foram os que mais tiveram investimentos da Disney, sendo este ano 2015/2016 o que tem o volume de investimento mais pesado. As informações foram divulgadas durante um evento de confraternização de final de ano com o trade em São Paulo.

“A marca Disney é muito forte no Brasil. E, apesar da oscilação do Dólar, o público brasileiro continua sendo nosso principal destino da América Latina emissor de Turistas para a Disney. Conseguimos fechar o ano [ano fiscal 2014/2015] com um acréscimo de visitantes brasileiros”, destaca Vazquez, que completou que a marca vai lançar ofertas especiais para continuar atraindo o público brasileiro.

Patrick Yvars, gerente de Vendas para o Brasil, completa o diretor: “Se tivéssemos que comparar com o ano passado, eu diria que tivemos um incremento de vendas no Brasil. Mesmo que tenha sido ligeiramente abaixo das expectativas. Foi um crescimento em relação ao outro ano”, explica. Para 2016, Yvars esclarece que as expectativas dos operadores, clientes e aéreas parceiros é que o ano deve começar difícil, mas apresentará melhoras no segundo semestre, próximo do início do ano fiscal 2016/2017.

“Como as companhias aéreas têm lançado grandes promoções esse ano, com preços muito baixos, isso tem ajudado muito na procura do destino pelos brasileiros”, afirma Flávia Light, diretora Internacional de Vendas da Disney Destinations. Ramiro pontuou que, apesar das pesquisas que apontam que os brasileiros continuavam a viajar, porém com reduções em diárias e compras, os hotéis do Resort não apontaram quedas. “O passageiro entende que a experiência de ficar em um hotel dentro do complexo é única. E ele tem várias vantagens, como translado, entrada antecipada nos parques, fast pass, a magic band e outros diferenciais”, lembra.

Para 2016 está prevista a finalização do espaço Disney Springs, inaugurado esse ano. Flávia Light ainda lembrou que esta é a última edição do Osborne Lights, o espetáculo especial de Natal que acontece no Holywood Studios. “Vamos ter muitas novidades no ano que vem, tanto no especial quanto no verão. Além das novidades ligadas ao Star Wars”, revela. Patrick Yvars ainda mencionou a inauguração da área Avatar prevista para 2017.

sábado, 31 de outubro de 2015

Dirigentes de turismo serão homenageados pela Abrajet

Três executivos de empresas e dois dirigentes de entidades que atuam no setor de Turismo receberão no próximo dia 6, sexta-feira, o título de Membros Honorários da Abrajet Nacional - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
A premiação acontece durante cerimônia que integra a programação oficial da 27ª edição do Festival de Turismo de Gramado - Festuris, que acontece na conhecida cidade da Serra Gaúcha no período de 5 a 7 de novembro. 
Os homenageados serão Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, da Rossi & Zorzanello; Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem, Tarcisio Gargioni, Vice-Presidente Comercial & Marketing da empresa aérea Avianca e Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, Diretor do Consórcio de Turismo das Cidades do Circuito das Águas Paulista. 
"Pela sua destacada atuação e apoio ao trabalho dos jornalistas especializados em turismo, a Abrajet Nacional faz questão de homenagear Marta, Eduardo, Alexandre, Tarcísio e Rodrigo em nome das suas Seccionais e dos jornalistas especializados em Turismo de todo o País. O título de Membros Honorários da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo reflete o nosso reconhecimento pelo muito que eles tem feito em benefício do Turismo brasileiro e especialmente pelos jornalistas especializados em Turismo", destacou Miriam Petrone, Presidente da Abrajet Nacional.

Durante a cerimônia, a ser realizada às 18h00 do dia 6 de novembro na Sala de Coletivas de Imprensa do Festuris, anexa ao lounge da Abrajet Nacional, cada um dos homenageados receberá uma placa alusiva à homenagem especialmente confeccionada para a ocasião.

Rota da Cerveja será lançada em Blumenau

A região popular pelas belezas naturais, valorização das tradições típicas e da cultura cervejeira está dando grandes passos para o desenvolvimento da Rota da Cerveja do Vale Europeu. O projeto Vale da Cerveja será apresentado na terça-feira (3/11), no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). A proposta prevê um roteiro que abrange cervejarias, comércios, restaurantes, empresas do segmento têxtil, artesanato, representantes do turismo e a comunidade de municípios do Vale Europeu. “Todos que vivem, trabalham ou estão envolvidos com esta atividade podem participar de alguma forma. A ideia é agregar conteúdo e convidar o maior número de pessoas a conhecer mais deste importante setor que é vocação econômica da região”, afirma Carlo Enrico Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte.
Na reunião será apresentado o projeto da Rota e as vantagens para os empreendedores que poderão participar. Também serão explicadas as regras de participação e as possibilidades de desenvolvimento econômico para a região. “A Rota será uma importante ferramenta turística e econômica para a região. Com certeza atrairá ainda mais visitantes, incentivará a expansão e o investimento nas empresas envolvidas e dará propulsão e destaque nacional, e quem sabe até, em poucos anos, a nível internacional”, acrescenta Bressiani. O evento ainda contará com BeerBreak, uma pausa com petiscos e harmonização com cervejas produzidas pelas fábricas locais.

A previsão é que a Rota seja lançada entre os dias 9 e 12 de março de 2016, durante o Festival da Cerveja, considerado o maior do Brasil e referência na América Latina. O projeto é uma iniciativa da Associação das Microcervejarias Artesanais de Santa Catarina (ACASC), Secretaria de Turismo de Blumenau, Escola Superior de Cerveja e Malte, Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Convention & Visitors Bureau, Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas) e conta com a expertise do Senac para a sua formatação.

ABAV-SC elege a sua nova diretoria

Na manha da última quarta-feira, 29, foi eleita por aclamação a nova diretoria da Associação Brasileira de Agências de ​V​ia​gens – Santa Catarina. Deixou o cargo Ely Ribeiro da Silveira, Presidente da Ceretur Operad​o​ra e eleito Eduardo Loch (foto), Sócio Diretor da Adetur Turismo, que já foi presidente da entidade. Segundo ele: “A importância do Agente de Viagem, das agências e operadoras, precisa ficar mais claro para a sociedade. Se nós mais uma vez iremos ter um super verão repleto de turistas de todas as partes do mundo, principalmente do Mercosul, é justamente porque houve um trabalho antecipado. Uma coisa é promoção e outra coisa é comercialização. O governo faz a promoção e quem faz a comercialização são as agências e operadoras. E para fazer esta comercialização as agências criam seus pacotes e colocam nas demais agências e operadoras do Brasil e do mundo para serem comercializados, com muita antecedência. Se nós já estamos sabendo neste momento a ampliação de voos charters e a quantidade de voos acrescidos em nossa malha aérea, não só pelas companhias aéreas nacionais, mais pelas internacionais a exemplo da Aerolíneas Argentinas para o estado de Santa Catarina, é justamente porque está havendo comercialização e o empenho das operadoras e agências de viagens num esforço e trabalhos contínuos, através dos seus representantes comerciais que são outros agentes, agências e operadoras de viagens na Argentina, no Chile, no Paraguai, Uruguai, São Paulo, Rio de Janeiro, Nordeste… enfim, em todos os polos potenciais emissores de turistas não só para o nosso estado mas para o Brasil. É essa a espetacular cadeia produtiva do turismo que alavanca em quase 13% o PIB catarinense”, conclui o novo presidente.

Transat Jacques Vabre agita o litoral catarinense

A região que recentemente conquistou título de polo náutico brasileiro colhe mais uma vez os frutos positivos da aposta no seu potencial litorâneo, mesclado com a natureza verdejante tão próxima. Inserida no calendário de eventos náuticos internacionais, após receber mais uma etapa da Volvo Ocean Race, o litoral catarinense se prepara agora para a Transat Jacques Vabre, maior competição à vela de travessia do Atlântico. A regata francesa, que já passou por aqui em 2013, aportará novamente em Itajaí e promete movimentar os municípios de Itajaí e Itapema entre os dias 3 e 15 de novembro. A expectativa é de que o evento atraia cerca de 300 mil visitantes, mesma média da última edição. “As pessoas chegarão para ver as embarcações, aproveitar a festa, mas também passarão o dia em todas as outras cidades, ficarão hospedados, consumirão no comércio. É um evento que movimenta a classe turística e empresarial de toda a região”, afirma a presidente do colegiado de secretários de Turismo da região da Costa Verde & Mar, Susan Corrêa.

Após a largada realizada em Le Havre, na França, a previsão é de que os primeiros barcos apareçam no litoral catarinense na primeira semana de novembro. São mais de 40 embarcações, com apenas dois tripulantes, que percorrem mais de 10 mil quilômetros sem escalas. A festa de recepção aos navegadores será realizada no Centreventos Itajaí com o evento Aventura pelos Mares do Mundo. Durante os 12 dias de festa, o público poderá conferir de perto os veleiros, saber mais sobre a travessia, degustar gastronomia típica e aproveitar diversas apresentações culturais e musicais.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bierville terá gastronomia especial e muita cerveja

Na próxima quinta-feira (29), começa a Bierville – Festa da Cerveja de Joinville. O evento encerrará o calendário das festas de outubro de Santa Catarina, oferecendo ao público muita diversão, com chope e gastronomia de alta qualidade, embaladas pelas melhores bandas de música alemã.
Para brindar em grande estilo, além do tradicional chope Brahma e do Brahma Black, a Ambev vai apresentar os novos sabores da linha Brahma Extra, na versão long neck: a encorpada Lager; a Weiss, leve e refrescante; e a Red Lager, mais marcante na coloração e no sabor.
A Bierville também vai presentear o público com três novidades da Cervejaria Bohemia, que possuem na sua formulação ingredientes brasileiros.
A Bohemia Bela Rosa é Witbier com sabor de pimenta-rosa. Uma cerveja cítrica, aromática e tentadora.
A Bohemia Bohemia Caá-Yari é Belgian Blond Ale, um estilo de cerveja levemente adocicada e encorpada que recebeu o leve amargor da erva-mate.
Já a Bohemia Jabutipa, consegue ser amarga e doce ao mesmo tempo. Combina o estilo I.P.A (India Pale Ale), característico pelo seu amargor, com o adocicado e a suavidade da jabuticaba.
 Gastronomia
Além de degustar cervejas diferenciadas, o público da Bierville poderá escolher entre diferentes opções gastronômicas. Ao todo, sete estabelecimentos estarão presentes, servindo lanches e pratos típicos da culinária germânica.
O cardápio inclui desde cachorro quente e batata recheada, até o tradicional marreco recheado, além de pratos à base de linguiça Blumenau, Kassler (bisteca de porco defumada, servida com purê, chucrute e linguiça), currywurst (linguiça alemã temperada ao molho curry), sanduíche alemão, crispy de pato, picanha ao molho de chope, drumet crocante (frango), buffalo wings, entre outras opções de lanches.
As cervejas long neck e copos de chope irão custar R$ 7 e R$ 8. Já as refeições irão variar de R$ 8 a R$ 42.
O valor da entrada da Bierville será de R$ 20 e meia-entrada R$ 10 (para estudantes e menores de 10 ou maiores de 60 anos). Menores de 18 anos só entram acompanhados dos pais ou responsáveis. O valor do estacionamento será de R$ 15 para carros e motos; R$ 30 para vans; e R$ 45 para ônibus.
O horário de funcionamento da Bierville será das 19h à 1h, na quinta-feira (29/10) e das 19h às 2h, na sexta-feira (30/10). No sábado e domingo, a festa estará aberta ao público das 17h às 2h.

A Bierville – Festa da Cerveja de Joinville, será realizada pela Sol Eventos – empresa que já assinou importantes eventos como a Oktoberfest, o Festival Gastronômico de Blumenau e o Festival de Botecos de Rio do Sul. O evento terá o patrocínio da cervejaria Ambev e apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Fundação Turística.

Turismo de negócios e eventos ganha força

O turismo de negócios e eventos continua se destacando na indústria nacional de viagens. No primeiro semestre de 2015, as atividades ligadas a este segmento cresceram 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Os gastos destes viajantes em passagens aéreas, diárias de hotel, locação de veículos, meios de pagamento e serviços movimentaram R$ 6,95 bilhões no país em 2015. Os números reforçam estudos realizados pelo Ministério do Turismo, que mostram o segmento como o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil. Estima-se que cerca de 25,3% dos turistas que procuram o país o fazem motivados por negócios. Turistas de negócios gastam quase o dobro (US$ 102,18) daqueles que viajam a lazer (US$ 68,55), de acordo com estudo do Ministério do Turismo. Em dez anos, o número de eventos internacionais no país cresceu 400%, passando de 62 para 315 por ano. Hoje são 54 cidades brasileiras sediando eventos internacionais. Há uma década eram apenas 22, o que representa uma alta de 154%. O número de eventos coloca o Brasil como um dos dez maiores organizadores de eventos internacionais do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).

Fortur e ForEventos reúnem-se em Florianópolis

O Fortur - Fórum de Turismo da Grande Florianópolis e o ForEventos - Fórum do Setor de Eventos convidam os representantes das suas entidades-membro e empresários do trade de turismo e eventos para encontro extraordinário na próxima sexta-feira (30/10), às 8h30min, no Il Campanario Resort, em Jurerê Internacional, Florianópolis. Estarão presentes o presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, deputado Alex Manente, o presidente da Embratur,  Vinicius Lummertz (foto) e representantes do Fórum de Parlamentares de SC. O objetivo da reunião é debater a promoção internacional do Brasil e o novo modelo de gestão da Embratur, a medida provisória 691 que trata da gestão da Orla e revisão da Lei de Licitação (8666/1993).
“É uma oportunidade inédita para discutirmos com autoridades federais e parlamentares catarinenses um dos assuntos que mais preocupa nossa cidade que é a questão da orla, além de podermos debater diretamente com o presidente da Embratur o novo modelo de gestão deste órgão que é extremamente importante para a captação de eventos internacionais para Florianópolis e todo o Brasil”, analisa a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires, que também é coordenadora político institucional daFórum do Setor de Eventos, de abrangência nacional.
Fortur
O Fortur – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis foi criado em janeiro de 2014 com o objetivo de criar sinergia entre as entidades relacionadas com o turismo em Florianópolis, o poder público e a sociedade a fim de projetar ações de curto, médio e longo prazo para a construção de um novo cenário turístico bom para moradores, profissionais do setor e turistas. Atualmente é composto por 19 entidades: ABAV-SC; ABEOC Brasil SC; ABIH-SC; ABRACCEF/SC; ABRASEL-SC; ACATE; ACATMAR; ACIF; AETTUSC; AGTURB/SC; ATHISC; CDL Florianópolis; Entretenimento.SC; FHORESC; Florianópolis e Região CVB; FloripAmanhã; POUSAR; Resorts Brasil; Sindicato HRBS.
ForEventos
O ForEventos é um grupo de discussão e articulação estratégica, de caráter permanente e transversal, que tem por finalidade o reconhecimento e o fortalecimento econômico, social e político da cadeia de valor do Setor de Eventos junto aos mercados, à sociedade civil e às esferas governamentais. Foi criado em julho de 2011 para discutir assuntos de interesse comum do mercado de eventos e, com a integração das entidades da área, conseguir um desenvolvimento mais organizado do mercado.

Atualmente, é composto por  19 associações de representatividade nacional: ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, ABETA - Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Abrace – Associação Brasileira das Montadoras e Locadoras de Estande, Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Abraccef - Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras, Abracorp - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, Abrafec – Associação Brasileira dos Fornecedores de Eventos Corporativos, Alagev – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, Ampro – Associação de Marketing Promocional, BITO – Brazilian Incoming Travel Organization, CBC&VB – Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux, Eventopool – Associação de Agências de Turismo e Operadoras de Eventos, FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, IFEA – International Festival & Events Association, MPI Brazil – Meeting Professionals International, Resorts Brasil, SKAL Internacional Brasil, SPC&VB – São Paulo Convention & Visitors Bureau.

sábado, 24 de outubro de 2015

Folia Gastronômica toma conta de Paraty

Nos dias 13, 14 e 15 de novembro estará acontecendo mais um evento do nosso Calendário Turístico e Cultural, a VII Folia Gastronômica de Paraty. Quem estiver visitando a cidade e passar pela Rua Dr. Samuel Costa (em frente a Igreja do Rosário) vai se deparar com vários quiosques, com uma varidade de produtos gourmets, compartilhando a culinária local, tachadas de farinha de mandioca e espaço para piquenique com tapiocaria. Chefs convidados farão paneladas, oferecendo provas ao público.
Os restaurantes do Circuito Gastronômico da Folia também estarão preparando receitas incluindo o produto homenageado do ano, a banana, com preços promocionais. Outra surpresa é o prato exclusivo da Boa Lembrança, criado como lembrança do festival. Juntando três cupons fiscais após comer a Sugestão do Chef você ganhará essa lembrança.
Para as crianças terá uma área especial, com recreadores, nutricionistas, educadores, ambientalistas e cozinheiros, apresentando através de oficinas e receitas o universo gastronômico. Além de gincana e enigmas para os maiores.
No quiosque da Folia, os visitantes vão poder comprar os produtos oferecidos, e obter informações sobre o evento.
Além das delícias culinárias e a rica programação cultural, estará acontecendo na Casa da Cultura aulas com chefs e profissionais da gastronomia de todo o país.

Uma parceria entre a Folia Gastronômica e os festeiros de São Benedito traz mais brilho ainda ao final de semana em Paraty, com missas e apresentações folclóricas.

Abertas inscrições para a 7ª edição do Balneário Saboroso

Já estão abertas as inscrições para os restaurantes interessados em participar da 7ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso, que vai acontecer de 7 a 31 de julho em 2016. Neste ano, o evento contará com uma semana a mais que a edição passada, atendendo a um pedido do público e também dos estabelecimentos participantes.
 reunião de apresentação do novo regulamento do festival, que aconteceu no Hotel San Felice, na manhã de hoje, 20, o coordenador do Comitê Organizador do Balneário Saboroso, Carlos Augusto Junior, apresentou tópicos importantes deste ano, como a obrigatoriedade na criação de um menu exclusivo. O formato de  menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa foi mantido e será oferecido pelo valor de R$ 49,90 para uma ou duas pessoas, conforme escolha do estabelecimento.

De acordo com a presidente do Convention Bureau de Balneário Camboriú, Margot Rosenbrock Libório, é preciso pensar o festival com antecedência, tanto para captar patrocínios privados como para que os próprios restaurantes tenham tempo de desenvolver menus criativos e se prepararem  de forma adequada para o evento, que já está consolidado no calendário gastronômico do estado. “É preciso usar o tempo a nosso favor. Vemos tantos festivais se inspirando no Balneário Saboroso e isso é fantástico. O desafio agora é seguir inovando, mas inovando sempre com sucesso”, finaliza. As inscrições seguem até dia 30 de novembro e estão abertas para todos os estabelecimentos gastronômicos da cidade que se encaixem na proposta do menu a preço fixo e estejam associados ao BC Convention Bureau promotor do evento. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 47 3363.7976 ou pelo e-mail: contato@visitebalneariocamboriu.com.br

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Natal Luz de Gramado terá custo de R$ 35 milhões

O fantástico Natal Luz em Gramado se aproxima. No dia 30 de outubro, a cidade gaúcha inaugura a 30ª edição de uma das mais tradicionais festividades do Brasil.  O evento que vai até dia 17 de janeiro de 2016 é promovido pela Gramadotur e tem sua importância econômico-cultural beneficiada, entre outros motivos, pelo incremento com o turismo interno provocado pela alta do dólar. O coordenador do Natal Luz, João Pedro Till, disse que a organização do evento emprega mais de 500 pessoas, direta e indiretamente e atrai, em seus 80 dias, cerca de 2 milhões de pessoas. Disse ainda que a previsão para este ano é de 2 milhões de turistas nos 80 dias de Natal Luz. Para se ter uma ideia da grandeza do espetáculo, no ano todo Gramado recebe por volta de 6 milhões de turistas. O orçamento total desse ano é de 35 milhões de reais, mas a coordenação do evento conta com a Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC) e a lei federal (Lei Rouanet), além dos patrocínios de marketing e venda de ingressos dos espetáculos.

sábado, 17 de outubro de 2015

Aberto o Festival de Turismo de João Pessoa

A quinta edição do Festival de Turismo de João Pessoa foi aberta oficialmente na última sexta-feira (16), no Centro de Convenções de João Pessoa. Segundo os números divulgados pelos organizadores do evento, cerca de três mil profissionais do turismo deverão passar pelo local  durante a os dias de realização do evento.
O diretor comercial do encontro, Cláudio Junior, iniciou o pronunciamento pedindo otimismo em relação à crise financeira do País e puxou uma oração para pedir dias melhores. “Acima da alta do dólar, só a força da oração pode nos ajudar nesse momento. Por isso peço que todos, independente da crença de cada um, mentalizem coisas boas e uma situação melhor para o Brasil”, disse.
A 5ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa foi aberta com 188 expositores, número 25% maior que a edição do ano passado. Para Cláudio, o incremento se deve ao fato do mercado perceber que o Nordeste tem um grande potencial, tanto emissivo quanto receptivo, sobretudo com a alta do dólar. O Festival a cada ano vem se consolidando como divulgador das nossas potencialidades turísticas”, completou.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, Laplace Guedes, acredita que a expressão do Festival ajuda a consolidar ainda mais o destino. “Esse é o momento para investir no turismo doméstico. Com o dólar acima de R$4, as pessoas vão preferir viajar pelo Brasil. Acredito que janeiro de 2016 será o melhor mês para o turismo brasileiro na história do País”, opinou.
Sócios de Cláudio, os irmãos Bruno e Breno Mesquita também se mostraram otimistas com 2015. “Na reta final, quando percebemos os números que tínhamos com essa edição, vimos que o trade está trabalhando para superar a crise e apostando em eventos como o nosso para se aproximar do agente de viagens”, afirmou Bruno. Para Breno, “a Paraíba cresce como destino turístico graças a união de todo o trade turístico do Estado, que trabalha em conjunto para o fomento de visitantes na região”.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Abrajet terá espaço diferenciado no Festuris

Uma das novidades do Festuris 2015 é a parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). A entidade será responsável pela coordenação das salas de coletivas de imprensa do Festival em Gramado.
A presidente da entidade, a jornalista Miriam Petrone, também vice-presidente do Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo, destaca que a ideia principal é agregar valor e qualidade ao evento, dar suporte aos jornalistas especializados e, também, trazer jornalistas internacionais. “Vamos representar e atender todos os associados que estarão no Festuris, agregando valores e negócios ao evento”.
O espaço coordenado pela associação terá um lounge de 20 metros para recebimento, sala de coletiva de imprensa com 42 cadeiras para os jornalistas e tradução simultânea para inglês e espanhol. A Abrajet também será responsável pelo coquetel de encerramento de todas as coletivas.
Já estão confirmadas as coletiva de imprensa com Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e também com Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.
Antes e durante o Festuris, os associados da entidade receberão atualizações sobre a feira e serão convidados a participar das coletivas através do mailing e do boletim quinzenal da entidade.

Sobre a participação de jornalistas internacionais no evento, Mirian Petrone afirma que uma das novidades é a inclusão da Espanha ao Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo, país que representa 750 jornalistas especializados.