terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Escalas de transatlânticos triplicam em Porto Belo

O calmo e pequeno município de Porto Belo, com cerca de 20 mil habitantes, ganha novos ares durante o verão com o grande movimento nas praias, restaurantes e bares flutuantes. Nesse período também se intensificam as escalas de navios de cruzeiro, trazendo para a cidade milhares de visitantes, brasileiros e estrangeiros, que passam algumas horas ou um dia inteiro conhecendo os atrativos locais e da região.
Até o final de março o município receberá 27 embarcações, quatro delas trazem passageiros de fora do país, principalmente europeus. Com essa agenda, Porto Belo contabilizará nesta temporada quase o triplo do número de transatlânticos de 2014/2015, quando ancoraram 10 navios. Serão cerca de 55 mil turistas e 19,5 mil tripulantes circulando no município e região. Somam-se a eles outros 60 mil veranistas que procuram os balneários da cidade.
Somente com os cruzeiros, estima-se a injeção em torno de R$ 12 milhões na economia local e regional. Ao desembarcarem, muitos turistas aproveitam o tempo em terra para conhecer outras cidades da região, como Blumenau, Florianópolis, Itapema e Balneário Camboriú.
O resultado reflete o trabalho do município para a recuperação do mercado de cruzeiros. Além do título de Primeiro Porto Turístico Regularizado do Brasil, avanços no processo de alfandegamento reforçam a confiança das companhias que operam transatlânticos. A estrutura física está em fase final, assim como a parte documental necessária para o início de atividades alfandegárias. Além disso, investimentos estão sendo feitos no porto e no píer para melhorar e modernizar a estrutura.

Reconhecido internacionalmente como um porto natural, possui calado que permite receber grandes navios, como o Costa Pacífica, o maior desta temporada. O transatlântico, que atracou no domingo, 17 de janeiro, estava praticamente lotado, com 3.750 passageiros (de uma capacidade de 3.780) e 1.060 tripulantes. Além do tamanho, outro diferencial dessa embarcação foi o tempo de permanência: chegou no início da manhã e zarpou perto da meia-noite. Em média, a permanência dos navios no porto é de oito horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.