segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Argentina retoma o crescimento turístico

Após a crise política e econômica a Argentina comemora o início da retomada no crescimento turístico doméstico e internacional. O país comemora a marca de 189 mil 200 turistas estrangeiros no mês de agosto, o que representa um incremento de 1,8% sobre o mesmo período do ano passado. É a primeira vez que o volume de turistas internacionais tem um resultado positivo nos últimos 17 meses. Desde março de 2015 a variação das chegadas estrangeiras não era positiva.
Os dados são animadores para o Ministério do Turismo que tem adotado uma série de medidas para incentivar o turismo portenho. Além da redução da carga tributária IVA em mais de 20%, tem início esse mês um programa de descontos para a chamada Maior Idade, que beneficia o público que tem mais de 60 anos com descontos em hotéis, passagens aéreas e outros serviços.
O ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos (foto), destacou o resultado obtido em agosto último e que revela um tendência progressiva no processo de recuperação do turismo internacional. O dirigente tem discutido com a Embratur medidas conjuntas para fomentar o turismo entre Brasil e Argentina. O volume de turistas norte-americanos cresceu 23,7% com o fim da exigência de visto e o de brasileiro 1,7% . “O modelo de abertura da economia da Argentina para o mercado internacional, fruto de ações do Governo tem resultado no início do processo de incremento do turismo internacional e os dados já revelam isso”, adiantou.
No último feriado prolongado o turismo da Argentina registrou um volume de 1,3 milhão de viagens domésticas e taxas de ocupação da hotelaria superiores a 60%. O ministro do Turismo, Gustavo Santos acaba de firmar uma parceria com o Ministério do Trabalho para um programa de capacitação da mão de obra especializada. O convênio foi firmado por Gustavo Santos e o Ministro do Trabalho, Jorge Triaca.

O Plano Nacional de Turismo 2016-2019 prevê entre outras metas:  criação de 300 mil postos de trabalho até 2020; atingir a marca de 9 milhões de turistas estrangeiros nos próximos quatro anos e a entrada de divisas a US$ 8 bilhões e chegar a marca de 70 milhões de turistas domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.