terça-feira, 4 de outubro de 2016

Começam as festas de outubro em Santa Catarina

O mês de outubro transforma Santa Catarina em um dos destinos turísticos mais animados do país. As festas realizadas durante todo o mês homenageiam as diferentes culturas e as etnias que colonizaram o estado. Anualmente, os eventos geram uma movimentação de cerca de dois milhões de pessoas, sendo um milhão de turistas, conforme dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
“Santa Catarina vive, em outubro, um dos melhores meses para o turismo. Para nós, isso é muito importante, não somente sob o aspecto do turismo, da cultura ou do número de visitantes, mas também por conta da movimentação econômica. Hoje, o turismo representa quase 13% do PIB catarinense. É um dos setores que mais gera e distribui empregos e renda. É um vetor fundamental para a economia”, disse o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.
O secretário ressaltou que o fluxo de pessoas é formado pelos próprios catarinenses que viajam dentro de Santa Catarina e por visitantes de outros estados e países. “O Governo do Estado está fazendo o seu papel, apoiando financeiramente as principais festas, dando todo apoio institucional, seja com as forças de segurança ou setores da saúde pública. A intenção é para que os catarinenses e os visitantes tenham de fato bons momentos em todos os eventos”, destacou Filipe Mello.
A diversidade cultural e étnica de Santa Catarina abrange alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses e outros povos que preservam e difundem sua tradição na gastronomia, nas danças, na música, nas vestimentas e no idioma durante as Festas de Outubro. A maior delas, a Oktoberfest, começa nesta quarta-feira, 5, em Blumenau.

Para os blumenauenses, o evento homenageia a cultura e os valores preservados desde 1850, quando chegaram os primeiros colonizadores alemães no Vale do Itajaí. Mas as festas não param por aí. Também há programação em outras cidades, como Brusque, Florianópolis, Itapiranga, Joinville, Timbó e Porto Belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.