quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Rota Estratégica do Turismo é apresentada em BC

A Fecomércio de Santa Catarina e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do estado promoveram na manhã do último dia 25, em Balneário Camboriú, painel sobre a Rota Setorial do Turismo de SC, que apresentou o planejamento para o setor até 2022. O evento, que está rodando o estado, contou com o apoio do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, que mobilizou o trade local.
O documento da Rota Estratégica foi traçado pela Fecomércio SC, juntamente com a Fiesc e o Sebrae e tem como objetivo buscar a consolidação de Santa Catarina como destino turístico inteligente. São 59 ações propostas no plano estratégico, que deverão ser executadas em até seis anos. O estudo defende a valorização e o fortalecimento de 12 regiões turísticas catarinenses, categorizadas da seguinte forma: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar (que inclui Balneário Camboriú), Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.
O gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Fecomércio, Elder Arceno, afirma que a expectativa é pautar o turismo em dois pilares: destino turístico inteligente, com a aplicação de novas tecnologias de informação, focando no desenvolvimento sustentável e nos benefícios desses locais, buscando promover um ambiente inovador e com experiências turísticas para os consumidores. Ele ainda ressaltou o aumento do fluxo de turistas de outras regiões do mundo no estado, como a Europa e América do Norte, embora a América do Sul ainda domine o mercado emissor.
O presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Moritz, ressalta a necessidade de inovação e do planejamento a curto, médio e longo prazo. “Esse trabalho vai proporcionar ao empresário, ao estado e ao governo que realmente se siga um planejamento para que o nosso turismo possa acontecer não só na temporada de verão, mas o ano inteiro. O turismo movimenta 52 atividades econômicas diferentes, então nada mais justo do que tratarmos o turismo da forma que ele merece”, diz.
Representando a Federação de Convention & Visitors Bureaux de Santa Catarina, Margot Rosenbrock Libório aproveitou o momento para ressaltar a importância do planejamento, juntamente com a união do trade. “O turismo coexiste em todas as regiões do estado e precisa começar a ser visualizado, de fato, como indústria e como força econômica. Santa Catarina sentiu menos o efeito da crise devido à grande atividade turística, porém se não começarmos a buscar estratégias para buscar mais turistas e melhorar a infra-estrutura oferecida, a crise mais forte chegará aqui também. Precisamos nos unir, planejar e agir”, diz.

O presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, João Francisco Barão, também ressaltou a importância desse setor da economia, que hoje representa quase 13% do PIB do estado. “Santa Catarina tem um potencial muito grande, mas que ainda precisa ser melhor explorado e planejado, como começa a ser feito. Além do turismo sol e mar, temos também neve, turismo de aventura, enfim, é um universo muito rico.  E quando se fala em regionalização, precisamos trabalhar profundamente as identidades, pois é aí que está a experiência do consumidor ”, finaliza.

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