segunda-feira, 21 de abril de 2014

Rio poderá ter linha de barca entre Galeão e Centro

A proposta da Secretaria Estadual de Turismo de ligar, por barcas, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) ao Centro do Rio atraiu parceiros. A Marina da Glória ofereceu espaço para ser nova opção de atracadouro, enquanto que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) decidiu apoiar o projeto. Até empresa ligada à Fifa aposta na idéia. A meta é fazer testes na Copa do Mundo e nas Olimpíadas de 2016. Para isso, o Estado pretende formar mutirão que inclui outras secretarias do governo estadual, a Infraero, os novos operadores do Galeão, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 
“É uma operação que todo mundo quer”, argumenta o secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita. Em contato com empresa da Europa, ele diz que seria adequado o uso de uma embarcação do tipo Hovercraft, que flutua sobre um colchão de ar e se desloca independente do assoreamento, problema identificado nas águas da Baía da Guanabara. O projeto faz parte do Plano Diretor de Transporte Urbano da Secretaria de Transportes, que prevê a expansão das linhas aquaviárias, incluindo ainda uma entre os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Centro. 
Apoio popular também não falta. Para o presidente da Associação de Moradores do Galeão, Luiz Sérgio Tavares, melhorar a mobilidade dos moradores da Ilha é um sonho antigo. “Existe um píer, da década de 20, a 200 metros da entrada principal do Galeão que pode ser utilizado. Defendemos esse projeto de forma permanente” afirma. A mesma sugestão foi aprovada pelo engenheiro e conselheiro Alcebíades Fonseca, do Fórum de Mobilidade Urbana do Clube de Engenharia do Rio.
“Ligar o Galeão ao Centro do Rio é interessantíssimo. O Rio precisa restabelecer novas ligações hidroviárias para melhorar a mobilidade urbana. Quando se distribui vários terminais de atracação as pessoas podem optar pelo lugar mais próximo de sua casa ou trabalho”, avalia. 

Alcebíades sugere ainda que sejam oferecidas linhas de ônibus que façam a integração até a estação, muitas delas já existem no Galeão. Segundo Magnavita, há dois anos os estudos hidroviários foram feitos pela Secretaria de Transportes. “A qualidade respalda a credibilidade para atrair parceiros para o evento teste”, analisa Magnavita.

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