terça-feira, 9 de agosto de 2016

8ª Vila do Farol Indomit movimenta Bombinhas

Considerada uma das melhores provas de trail run do país, a Vila do Farol Indomit Bombinhas chega à oitava edição, movimentando o turismo da cidade na baixa temporada. Eleita uma das três regiões litorâneas mais bonitas do Brasil pela revista Viagem & Turismo, Bombinhas recebeu mais de dois milhões de turistas no último verão, de acordo com a Secretaria de Turismo do município. Um dos destinos favoritos dos hermanos argentinos, que representam 60% dos turistas segundo a prefeitura, a cidade é praticamente bilíngue.
Entretanto, durante o inverno o cenário é oposto. Segundo empresários e comerciantes, de maio a agosto a cidade é tomada pela tranquilidade, exceto nos dias que acontece a maratona. Segundo Mario Pera, diretor da pousada Vila do Farol, parceira do Circuito Indomit, “normalmente, no fim de semana do evento, parte da rede de hospedagens fica lotada. Os restaurantes têm movimento de dias de verão e o comércio e serviços em geral se movimentam. E isto impulsiona muito a economia”.
De acordo com Pera, antes da Indomit, Bombinhas não possuía em seu calendário um evento esportivo de alto nível capaz de atrair tanta gente nesta época. “Desde 2009, todo ano a cidade recebe perto de mil competidores e, com eles, de três a quatro mil visitantes. Em números absolutos, isso representa 20% da população local fixa”, explica.
Com estreia em 2009, a Maratona de Bombinhas foi a primeira da categoria Trail Run do Brasil. Após cinco anos, já com grande expertise e tendo o evento alcançado o patamar de “encontro do trail running nacional” pelos próprios atletas, a Bombinhas Adventure Runners deu um importante passo: a criação do Circuito Indomit, hoje com quatro etapas. Este ano, a primeira edição fora do Brasil marcou o sucesso do evento também na Argentina, em Mendoza.

A etapa responsável pela notabilidade internacional do Circuito Indomit é sem dúvida a de Bombinhas, por ter sido pioneira e tão esperada anualmente pelos atletas apaixonados pela corrida de aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.