terça-feira, 16 de agosto de 2016

Entidade quer desenvolver o turismo no Vale Europeu

Do Litoral até a Serra, Santa Catarina oferece uma porção de atrações e paisagens para quem visita o estado. Seja no Verão ou no Inverno, o que não falta são atrativos turísticos, além dos eventos que são realizados durante todo o ano. O Vale Europeu, por exemplo, oferece uma série de atrações desde os esportes radicais até o turismo religioso, de compras, de negócios e gastronômico, que já são marcas da região. Para tornar tudo isso possível, algumas entidades como o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, estimulam o turismo apoiando e captando novos eventos para a região. O vice-presidente, Develon da Rocha, fala sobre o papel da entidade e expectativas para os próximos anos. Confira a entrevista:
- Qual é o papel do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau?
O principal papel do Convention Bureau é desenvolver e estimular o turismo no Vale Europeu, apresentando os potenciais que a região oferece tanto para eventos de lazer e turismo ou até mesmo para negócios. 
- Como acontece a captação de eventos? Por que isso é importante no desenvolvimento do Vale Europeu?
A captação de eventos é realizada através da prospecção em entidades locais, regionais e nacionais, além do contato com organizadores de eventos em todo o país. A equipe apresenta e divulga a região e o seu potencial turístico e econômico, com o objetivo de captar eventos para o Vale Europeu. O foco do Convention Bureau são os eventos de pequeno e médio porte, o que movimenta a região como um todo. Além de atrair mais visitantes, a realização de eventos possui alta rentabilidade, pois o turista deste segmento, em relação ao turista de lazer, apresenta maior gasto médio.  Atualmente, mais de 50 segmentos são beneficiados com isso.
- De que forma a entidade apoia os eventos realizados na região?
Os associados da entidade contam com uma série de recursos, como as ferramentas online do Convention Bureau, materiais impressos, além de todo o apoio na divulgação do evento.
- Por que realizar um evento no Vale Europeu? O que a região oferece?
O Vale Europeu oferece uma diversidade de opções como o turismo de aventura, religioso, cultural, compras e gastronomia e isso tudo proporciona ao turista uma experiência única. A estrutura que a região oferece é um dos pontos fortes para a captação de novos eventos, já que contamos com vários espaços, como por exemplo, os hotéis fazenda, salas de eventos em hotéis, bons prestadores de serviço, entre outros. Sem dúvida, a realização de bons eventos está no nosso DNA.
- Além da Oktoberfest, já consolidada em Blumenau, quais outros eventos são referências para quem pensa em visitar a região?
No Verão, por exemplo, a Sommerfest e a Festa Pomerana atraem milhares de turistas para a região. O Festival da Cerveja e seu concurso, que neste ano sediou também a Feira da Cerveja, o Stammtisch e em seguida o clima boêmio do Festival de Botecos, reforçam o que há de melhor na região. Já quando o assunto é gastronomia, o Festival Gastronômico de Pomerode, Festitália e SC Gourmet são referência. Contamos ainda, com a Oktoberfest, Fenarreco, Magia de Natal e o belíssimo Réveillon. Opções não faltam em todas as épocas do ano, este é o diferencial na divulgação do turismo da região.
- Qual é a expectativa do Convention & Visitors Bureau para os eventos nos próximos anos?

As expectativas são as melhores possíveis. Somente no mês de julho, o fluxo de turistas aumentou em 50% na região. Isso traz benefícios para as cidades como um todo, afinal, aumenta a arrecadação, geração de empregos, novas oportunidades. Em Santa Catarina, o turismo é responsável por cerca de 12% do PIB, a tendência é que esse número aumente nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.