quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Paraná comemora o Dia Mundial do Turismo

Face à necessidade de atualização do Plano de Turismo do Estado, no ano em que se comemora o Centenário Paranaense do Turismo, o CEPATUR - Conselho Paranaense de Turismo, lançou na última terça-feira, data comemorativa ao Dia Mundial do Turismo (27.09), em café da amanhã na Fecomércio-PR – que contou com a presença do Governador Beto Richa, autoridades e mais de 100 lideranças do trade turístico – o Paraná Turístico 2016 – Pacto para um Destino Inteligente.
Concebido no âmbito do CEPATUR por proposta de gestão da SEET – Secretaria do Esporte e do Turismo e pela Paraná Turismo, o Plano Decenal foi estruturado por uma Comissão Técnica integrada pelos parceiros Sebrae, UFPR, Fecomércio e Paraná Turismo.
Como produto de um processo de construção conjunta e pactuada entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil do Estado e das 14 regiões turísticas, o documento segue a Política de Turismo do Paraná (Lei nº 15.973/2008), e se constitui em instrumento estratégico, participativo e direcionador de esforços, em longo prazo, com a visão de futuro desafiadora, objetivos, estratégias, macroprogramas e metas a serem atingidos, a partir de uma gestão voltada a promover uma mudança no turismo paranaense, no horizonte temporal de 2016 a 2026.
“O estudo que construiu o Paraná Turístico 2026 é baseado nos princípios da sustentabilidade, no alinhamento institucional, em orçamentos complementares, em comunicação interna e externa eficazes, e sobretudo, no uso racional do nosso patrimônio, estabelecendo um Pacto para que tenhamos a cada dia um destino turístico mais inteligente”, destacou o secretário Douglas Fabrício.
O Governador Beto Richa lembrou que “a elaboração do Paraná Turístico teve princípio em eixos estratégicos, da sustentabilidade, competitividade e regionalização”. E confessou que o encontro com as principais lideranças turísticas do Paraná “é uma oportunidade renovada para ouvir sugestões, reivindicações e propostas para que eu forme o meu juízo e convicção em relação às verdadeiras necessidades deste segmento tão importante para o estado”.
Para o Presidente da Paraná Turismo, Professor Jacó Gimennes, “o Paraná Turístico 2026 está alicerçado nos Destinos Paraná com o tripé estratégico: Curitiba, como destino inteligente; Foz do Iguaçu, como destino internacional e referência para o nosso turismo; e os destinos emergentes, a serem integrados pelos municípios que se destacarem no processo de turistificação”. Ele destacou que “hoje vivemos um divisor histórico onde juntaremos o que de melhor foi feito com a disposição do melhor que faremos neste pacto pelo Paraná”.
As expectativas são no sentido que o Destino Turístico Paraná será reconhecido, no mercado nacional e internacional, por sua qualidade, inovações e inteligência, com base na melhoria contínua da competitividade da sua oferta, valorizando e respeitando as características e diferenciais para gerar valor e experiências positivas.
Já a Diretora Técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, coordenadora dos trabalhos, explicou que “o plano estará alicerçado no capital humano qualificado, na modernização pública e privada, no uso adequado das tecnologias de informação e comunicação, na excelência ambiental e cultural e na governança colaborativa e pactuada pelos atores locais; com o turismo posicionado como atividade econômica estratégica e sustentável, promotora da qualidade de vida de seus habitantes”.

Participaram também do lançamento do Masterplan – Paraná Turístico 2026, o Reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; O Presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana e o Diretor do Sebrae Vitor Tioqueta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.