quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Turismo de SC ganha planejamento estratégico

Com foco no potencial de cada região e alinhado às tendências mundiais, o planejamento estratégico do turismo em Santa Catarina até 2022 foi apresentado na última segunda-feira (26), em Florianópolis. A Rota Estratégica traçada pela Fecomércio SC, Fiesc e Sebrae busca a consolidação de Santa Catarina como destino turístico inteligente. O setor é um dos vetores fundamentais da economia catarinense e responde hoje por 127 mil empregos, diretos ou indiretos.
De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, se hoje o setor representa cerca de 12% da geração da riqueza em SC, nos próximos anos poderá se tornar ainda mais estratégico para o desenvolvimento do estado. “Nosso olhar está voltado para o futuro. Entendemos que é hora de criar um ambiente favorável para que a atividade se consolide de forma sustentável e competitiva, com mão de obra qualificada, gestão profissional e a cadeia produtiva caminhado com os mesmos propósitos. Temos doze regiões turísticas com vocações e particularidades diferentes para dinamizar nossa economia, do litoral ao oeste e de norte a sul”, afirma.
Conforme o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, os avanços da vocação turística de Santa Catarina podem beneficiar também os demais setores: “O desenvolvimento estadual passa pela integração e pelo uso das potencialidades catarinenses e é com esta posição que estamos construindo uma rota mais competitiva para o setor”.
O ciclo virtuoso na economia também é destacado pelo superintendente do SEBRAE-SC, Carlos Guilherme Zigelli. “É um projeto consistente, realista e maduro. Não podemos desperdiçar esse conhecimento e precisamos juntos com as autoridades e o setor fortalecer o turismo catarinense”, afirmou.
O estudo defende a valorização e o fortalecimento de 12 regiões turísticas catarinenses: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.
Em cada região foi realizado um mapeamento que mostra a situação atual do turismo e o potencial em cinco macrossegmentos: Turismo de Orla; Parques Temáticos; Regiões Históricas e Turísticas; Turismo em Áreas Naturais e MICE (sigla em inglês para encontros, incentivos, conferências e feiras). A partir disso foram definidas 503 ações de curto, médio e longo prazo.
A expectativa é pautar o turismo em dois pilares: destino turístico inteligente e benefícios desses destinos. O primeiro se dá pela aplicação de novas tecnologias de informação e pelo desenvolvimento turístico sustentável. O segundo busca promover um ambiente inovador, experiências turísticas para os consumidores e qualidade de vida para os moradores.

Diante de um cenário em que os consumidores estão mais exigentes e conectados, as informações de fontes 'informais' são vistas como mais relevantes do que as formais. O compartilhamento de experiências na internet e redes sociais tem influenciado o comportamento dos consumidores, que levam cada vez mais em conta as recomendações de outras pessoas antes de decidir a viagem.

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