segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ipira, a cidade que inspira

Uma das visitas feitas pelos jornalistas especializados em turismo no último final de semana, durante o VI Fórum de Turismo da Abrajet-SC, realizado em Piratuba, foi à cidade de Ipira, no meio oeste catarinense. O prefeito Emerson Ari Reichert foi um perfeito anfitrião, recebendo a comitiva com um café colonial no Clube Aliança, onde foi possível assistir a uma mostra de danças típicas através de vários grupos. Ali, a influência cultural dos primeiros moradores e os talentos artísticos da nova geração, fazem com que a cidade seja rica em turismo, cultura e inspiração.
O nome Ipira vem do tupi-guarani, onde pira significa peixe e i significa água. Ipira, então, mostra a abundância de peixes existente na região banhada pelo Rio do Peixe, que forma a bacia do Uruguai.
A colonização da região começou na década de 1920, quando caboclos e tropeiros que, cruzando campos e matas, acabaram fixando residência por ali. Em seguida veio a estrada de ferro e, com ela, os imigrantes alemães e italianos, criando as primeiras vilas.

Atualmente é muito forte a cultura, manifestada através da dança e da música. Os vários estilos comprovam o talento nato e a preservação das tradições dos primeiros moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.