terça-feira, 25 de junho de 2013

Jornalistas conhecem atrativos de Tocantins

Jornalistas especializados em turismo de todo o Brasil estiveram reunidos em Palmas, capital do Tocantins, de 20 a 23 deste mês, durante o 30º Congresso Nacional da Abrajet. Durante quatro dias, os congressistas realizaram sessões plenárias, reunião do Conselho e puderam conhecer os atrativos e as belezas naturais de Palmas e Porto Nacional, além de desfrutar da hospitalidade do Girassol Plaza Hotel, o único credenciado pela FIFA para a Copa do Mundo de 2014.
A solenidade de abertura, que estava prevista para o Palácio Araguaia, com a presença do governador Siqueira Campos, foi transferida para o salão nobre do Girassol Plaza Hotel, devido às manifestações populares realizadas naquele local, que inclusive culminaram em violência, com alguns vidros da fachada do prédio quebrados.
No segundo dia do evento, os jornalistas realizaram um city tour pela cidade. No roteiro, visita ao Palácio Araguaia, sede do Governo do Estado, que ocupa uma área útil de 14 mil metros quadrados e seus arcos lembram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, cidade histórica de Tocantins. Destaque para os dois painéis imensos na entrada do Palácio relatando a história do Estado desde o período Brasil Colonia até a Constituição de 1988 quando foi criado o Tocantins. Em seguida os jornalistas visitaram o Memorial Coluna Prestes, criado em homenagem a Luis Carlos Prestes e sua Coluna Invicta, de 1925 a 1927 e que percorreu 25 mil km e foi a maior marcha revolucionária da história moderna. A obra tem a assinatura de Oscar Niemeyer e defronte se encontra a estátua "O Cavaleiro da Esperança", de Maurício Bentes, retratando Prestes. O city tour foi encerrado no Palacinho da Cultura, hoje Museu Histórico do Tocantins, a primeira obra erguida na capital, em 1989, tendo abrigado a sede do Poder Executivo até março de 1991. Os jornalistas foram recebidos pela Orquestra Sanfônica formada por jovens estudantes de sanfona e que muito agradou aos visitantes.
O almoço foi da Praia do Prata, com gastronomia típica regional, à base do peixe Tucunaré, seguido do lançamento do Projeto Martim Pescador, da Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Palmas. À tarde foram proferidas palestras sobre “Destinos Turísticos de Tocantins”, por Omar Henneman, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (ADTUR); “Construindo um Tocantins Mais Sustentável”, por Rodrigo Vilar, da Companhia de Saneamento de Tocantins (Saneatins); e mesa redonda sobre “A Importância dos Novos Destinos Turísticos no Brasil”, tendo como debatedor Marco Miranda, mestre em Desenvolvimento Regional, tendo ainda como subtemas “Roteiro Integrado do Consórcio do Lago de Palmas”, “Oportunidades de Investimentos no Tocantins”, “Linhas de Crédito para o Turismo” e “Pesca Esportiva”. À noite, show cultural Tocantins Dourado e jantar, na Casa de Eventos Ahãdu.
No sábado foi feito um passeio de catamarã pelo Rio Tocantins e visita à cidade histórica de Porto Nacional, com almoço na Ilha Porto Real, onde aconteceu a abertura da temporada de verão. À noite, jantar com tema junino e apresentação de quadrilha e danças típicas regionais, na sede da AMA.

O evento foi encerrado no domingo, com visita à Feira de Artesanato e almoço no gazebo da Casa de Eventos Ahãdu, à beira da piscina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.