domingo, 14 de abril de 2013

Jornalistas de Turismo encerram Fórum


Jornalistas especializados em Turismo do sul do País estiveram reunidos desde quinta-feira (11), em Bombinhas (SC) participando do V Simpósio de Turismo e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet, discutindo assuntos do setor e conhecendo as potencialidades do município e do destino Costa Verde e Mar. O evento foi encerrado no sábado (13), com discussões sobre a realidade da entidade em suas seccionais. No último dia do encontro os jornalistas discutiram a reativação da Secretaria de Turismo de Criciúma. Cláudio Oliva, presidente da Abrajet-SP, informou que há cerca de 16 anos levou até Criciúma cerca de 18 grupos para conhecerem a região e suas potencialidades e também apóia a criação da Secretaria de Turismo naquela cidade. “Gostaria de fazer dois registros. Propor uma moção para que a Abrajet SC realize um Fórum em Criciúma, reunindo o trade e também as autoridades locais para discutir o assunto.  E também lembrar que não é só politicamente que o turismo se desenvolve. A criação de um Convention Bureau poderia contribuir muito. O ex-presidente e conselheiro da Abrajet-SC, jornalista Valmir Grein, também um dos principais responsáveis pela realização do Simpósio e Encontro em Bombinhas, sugeriu aos jornalistas presentes um retorno de mídia, com notícias e enfoques sobre o município que abrigou o evento. “A AEMB – Associação Empresarial de Bombinhas, a Secretaria de Turismo do município e os empresários dos setores da hotelaria, gastronomia e eventos nos gratificarem em sediar este evento e é justo darmos nossa contrapartida, mostrando as potencialidades da região, as suas belezas naturais que apontam a Costa Verde e Mar como um dos principais destinos de Santa Catarina”, disse.
No encontro dos jornalistas, uma presença ilustre para os abrajeteanos foi a do ex-presidente da entidade em âmbito nacional, Júlio César Rodrigues, hoje diretor da revista “Panorama do Turismo”, do Paraná, que contribuiu muito nas trocas de experiências, um dos objetivos do evento. Os presidentes da Abrajet do Rio Grande do Sul e Paraná também se manifestaram sobre a questão de Criciúma e enalteceram a diretoria catarinense pelos trabalhos que vem realizando em provocar discussões sobre o desenvolvimento do setor turístico, debatendo com a categoria, com a sociedade e os segmentos organizados a realidade do meio. Os representantes da entidade de cada Estado se reuniram para avaliação do turismo, problemas e resultados que ocorrem em suas regiões.
Também participou do evento o coordenador do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Joel Campos. Os profissionais realizaram o encontro num dos auditórios da Pousada Vila do Farol, onde o presidente Alberto Gonçalves de Souza e associados da Abrajet SC trataram dos assuntos pertinentes à instituição. Na ocasião foram aprovados os ingressos de novos associados, Gilberto Gonçalves dos Santos (jornal Folha do Norte da Ilha – Florianópolis), da jornalista Silvânia da Silva Machado dos Santos, do assessor de comunicação da Santur José Castilho e de Alceu Paim, um dos primeiros abajeteanos de Santa Catarina, cuja inscrição era de número 80 e que retorna aos quadros da entidade. Também foi anunciada a realização do VI Fórum da Abrajet-SC, que acontecerá de 6 a 10 de junho deste ano, na cidade termal de Piratuba. Na oportunidade, o coordenador do Oeste, Evandro Novak, apresentou a pré-programação do evento. O presidente também comunicou que o Estado vai sediar no mês de novembro a reunião do Conselho da Abrajet Nacional, em Florianópolis. O I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet contou com a presença dos presidentes Cláudio Oliva (SP), Antonio Claret de Rezende (PR) e de José Carlos de Mello D´Ávila (RS), além do presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrella, que deu as boas vindas aos confrades e comentou que as reuniões do Conselho Nacional podem se transformar num grande produto de marketing. Para Estrella, é o momento dos secretários de Turismo dos municípios e dos Estados se integrarem no evento para, assim, conhecerem com mais proximidade os problemas e os resultados do setor, além de fazer com que assumam compromissos para que o turismo seja encarado de forma diferenciada como um dos setores que tem grande importância na economia do País, propondo a discussão do Turismo em relação aos municípios brasileiros.
O ex-presidente e conselheiro da Abrajet-SC, jornalista Valmir Grein, sugeriu a criação de um prêmio aos jornalistas que participam dos eventos da entidade para incentivar a publicação de matérias pertinentes aos municípios que sediam os encontros. “É uma forma de estimular a divulgação dos destinos onde realizamos nossos encontros e valorizar o trabalho dos profissionais que possibilitam o retorno dos investimentos através de suas mídias”, disse.
Na abertura do evento a Abrajet homenageou algumas autoridades e lideranças do trade turístico, entre elas a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva; o presidente da Associação Empresarial de Bombinhas, Mário Pera; o presidente da Santur, Valdir Walendowski; e o Secretário Estadual de Turismo, Beto Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.