domingo, 3 de julho de 2016

Apesar da crise, o turismo brasileiro cresce

As 80 maiores empresas do turismo, responsáveis por um faturamento de R$ 64,6 bilhões e 115 mil postos de trabalho em todo o Brasil, revelam que as perspectivas para 2016 são positivas. De nove segmentos pesquisados, sete estimam crescimento no faturamento neste ano. Os dados fazem parte do estudo da Conjuntura Econômica do Turismo divulgado pelo MTur e que foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas
Nos segmentos de locação de automóveis, transporte rodoviário e operadoras de turismo mais de 90% dos pesquisados afirmam que irão aportar novos recursos nos próprios negócios este ano. As locadoras de automóveis lideram a lista, com um aumento projetado de 9,6% no faturamento e de 16,2% no quadro de funcionários.
“Num momento desafiador como o que estamos vivendo, a projeção de aumento de faturamento e de empregos no setor é uma excelente notícia. Mostra que o turismo reúne boas condições para ajudar o Brasil a enfrentar a crise”, comentou o ministro interino, Alberto Alves.
As perspectivas de aumento de faturamento ocorrem também no turismo receptivo (8,3%), transporte rodoviário (6,6%), meios de hospedagem (5%) promotores de feiras (3,1%), agências de viagem (2,5%) e operadoras de turismo (0,8%).
O número de colaboradores deve crescer também entre os organizadores de eventos que estimam aumento de 3,2% e no turismo receptivo em 2,1%. A disposição de viajar nos seis meses deste ano variaram do mínimo de 22,4% ao máximo de 26,7%, enquanto que no mesmo período de 2014 a variação foi de 31,6% a 34,9%.

Conforme se pode  constatar, somente três ramos apresentaram saldos de respostas positivos de faturamento em 2015 (em confronto com  2014)  foram: locadoras de automóveis (+21%),  operadoras de turismo (+20%) e meios  de  hospedagem (+10%). Os demais revelaram elevados saldos  negativos, destacadamente: promotores de feiras (-68%), organizadoras de eventos (-66%) e  transporte aéreo (-60%). Portanto, trata-se de resultado (de modo geral) desfavorável para o setor de turismo, com 6 segmentos (entre 9) registrando saldos de respostas inferiores a -26%.

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