sexta-feira, 8 de julho de 2016

Encontro Empresarial reúne trade em Balneário Camboriú

Nos dias 5 e 6 de julho, o Sibara Flat Hotel foi palco da 5ª edição do Encontro Empresarial da Acibalc, evento que marcou os 14 anos da entidade e abriu as comemorações de 52 anos de Balneário Camboriú, reunindo nomes de peso do turismo nacional e regional, empresários, representantes de entidades e autoridades. Sem dúvida, um dos pontos altos desta edição foi o painel que discutiu o turismo no estado e contou com a participação do presidente da Santur, Valdir Walendovski, o CEO do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, o presidente da ABEOC de Santa Catarina, Lucas Schweitzer, entre outros nomes de grande relevância no meio.
 Assuntos como o planejamento, a promoção do destino, os produtos turísticos e principalmente o Centro de Eventos, aguardado há mais de 20 anos pelo trade turístico, foram debatidos e trazidos à tona por aqueles que mais entendem do assunto. Para Ciça Muller, o papel da associação empresarial é justamente esse: articular o encontro destas lideranças e promover esse debate e essa troca de experiências.
 Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem àqueles que foram pioneiros e têm em sua história uma relação especial com Balneário Camboriú. Marlene Buratto, que implantou o Curso de Turismo & Hotelaria da Univali foi homenageada com a entrega da medalha Baltazar Pinto Corrêa pelo seu empreendedorismo social. A surpresa ficou por conta do segundo nome homenageado, que foi mantido em sigilo até o último momento: Osmar Nunes Filho, o Mazoca, Diretor do Hotel Marambaia e da Marambaia Veículos.
A palestra que abriu o evento “Turismo – Principal Destino de Grandes Negócios; O quê você pode ganhar com isso?” no dia 5, foi conduzida pela Vice-presidente de Turismo da Facisc, Mágda Bez, que apresentou um diagnóstico do turismo no estado. Ela exaltou que o turismo é a indústria que mais cresce mundialmente e que representa 10% do PIB do Brasil, mas lembrou que ainda há muito o que melhorar. Pensando nisso, a Federação realizou uma pesquisa junto ao trade catarinense e está lançando um projeto piloto que funciona como uma cadeia criativa que irá construir roteiros turísticos temáticos.
 A segunda palestra da noite foi com o empresário Carlos Cappelini, da Girus Soluções em Turismo, que exaltou a importância dos Destinos Turísticos Inteligentes. Ele defendeu que o futuro do turismo é investir nas novas tecnologias de informação, buscar melhorar a qualidade de vida do destino e das experiências turísticas e ainda criar espaços inovadores.

 Quem encerrou a primeira noite foi o ex-prefeito de Gramado-RS, Pedro Bertolucci. O político, que instituiu o Natal Luz e ganhou o prêmio do Sebrae de prefeito empreendedor do Sul do Brasil, contou que antes do turismo tornar-se a principal matriz econômica da cidade, o que gerava renda para o município era uma fábrica de calçados do qual 73% dos moradores dependiam dela. Hoje 90% dependem do turismo. Anualmente, Gramado recebe cinco milhões de turistas, número que dobrou em relação com 2008. “Hoje nós vendemos Gramado como uma grife, uma marca. Já temos os nossos produtos, como o chocolate, o artesanato, o estilo arquitetônico, nossos móveis e principalmente: os eventos. Acontecem cerca de 300 todos os anos, como o Festival de Cinema, Festa da Colônia, Festa das Hortênsias, entre outros”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.