quarta-feira, 20 de julho de 2016

Pampulha é reconhecida como patrimônio cultural

A partir de agora, a Pampulha integra um seleto grupo reconhecido pela Unesco, do qual fazem parte a Muralha da China, as Pirâmides, do Egito, o Palácio Taj Mahal, na Índia, e os profetas esculpidos por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, entre mais de mil bens pelo mundo.
Em Minas Gerais, será o quarto conquistado, embora o primeiro modernista: já estão na lista os centros históricos de Ouro Preto, na Região Central, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, também na Região Central.
Segundo especialistas, a chancela da Unesco mostra a diversidade e riqueza cultural de Minas, que tem destacadas as jóias do período colonial e a arquitetura moderna, datada da década de 1940, quando Juscelino Kubitschek era prefeito de Belo Horizonte, na década de 50.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reconheceu, durante a reunião da 40ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, no dia 17 de julho, em Istambul, Turquia, o conjunto moderno de Belo Horizonte, projetado por Oscar Niemeyer, como Patrimônio Cultural da Humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.