quarta-feira, 27 de julho de 2016

Pará vai premiar jornalistas de turismo

O turismo do Pará foi agraciado com mais uma ação que vem incentivar jornalistas a divulgarem os potencias turísticos do Estado. Foi lançada a segunda edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, uma iniciativa da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet-PA), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), Abrajet Nacional e Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor/PA).
O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” foi criado com o objetivo de atrair a atenção da mídia nacional e internacional para o turismo no Pará, considerado a obra-prima da Amazônia, por reunir inúmeras atrações turísticas, naturais e culturais. Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu são as principais regiões turísticas do Estado a serem divulgadas, segundo o regulamento do Prêmio.
A primeira edição do Prêmio ocorreu em 2006, durante a III Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). Nessa primeira edição foram inscritos 120 trabalhos de profissionais que atuam em veículos de comunicação de todo o país. O Prêmio despertou interesse da mídia nacional e internacional para o destino Pará, tendo como resultado também o fortalecimento da imagem de seus realizadores (Paratur, Abrajet nacional e Abrajet-PA), com apoio do Fomentur (Fórum de Desenvolvimento do Turismo), demais entidades do setor, órgãos públicos e setor privado, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) – atual Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) – e Sinjor/PA.
O Prêmio é uma homenagem ao Comendador Joaquim Marques dos Reis, uma das personalidades mais importantes para a atividade turística no Brasil e em Portugal, país onde nasceu, na Vilar Torpim. Aos 14 anos, já em Lisboa, embarcou no navio “Anselmo” e chegou a Belém do Pará em 26 de novembro de 1936. Em meados de 1948, ingressou no Jornalismo, na extinta Folha do Norte, a convite de Paulo Maranhão, então dono do veículo.
Por volta de 1954, Marques dos Reis passou a assinar uma página inteira chamada “Terras de Portugal”, na Folha do Norte. Foi o idealizador da Viagem da Primavera, que levou de navio o primeiro grupo de turistas do Brasil para Portugal, em 1960, fato que culminaria com o reconhecimento do governo português pela intensa divulgação que promovia, lhe condecorando com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

Após algumas viagens idênticas, recebeu uma notificação da IATA (órgão internacional que regulamenta o funcionamento das companhias aéreas), de que viagens desse porte deveriam ser feitas por uma agência de viagens. Assim, em 22 de agosto de 1962 nasceu a empresa Lusotur, transformando o Comendador em um empresário do setor turístico. Marques dos Reis inaugurou, em 1973, o Equatorial Palace Hotel. O Comendador faleceu em 28 de novembro de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.